Blog :: Xalingo

Conselhos para pais que não conseguem dormir por causa dos seus bebês

Ser pai e mão é padecer no paraíso, já diz um antigo ditado. E um dos problemas mais enfrentados pelos pais é na hora de dormir. A gente sabe que com criança pequena em casa dormir 10 horas seguidas não é mais realidade. Mas a privação de sono no primeiro ano depois de seu filho nascer pode ser muito maior do que você imaginava.

Apesar de saber que a fase é passageira e que em breve o seu pequeno irá dormir à noite toda, pode ser estressante esses momentos em que a falta de sono afeta o seu dia a dia.

Separamos algumas dicas simples para ajudar você a contornar os problemas da falta de sono e ter um dia mais produtivo. Afinal, você também precisa do merecido descanso.

Mother and baby (1-6 months) asleep in bed

– Técnicas de respiração profunda: É possível que você tenha dificuldade em pegar no sono, mesmo quando seu bebê está dormindo de fato. Talvez seja pelas ansiedades de ser mãe ou porque você está pensando no milhão de outras coisas que deveria estar fazendo. Aproveite para respirar e relaxar e, se ajudar, coloque seus pensamentos em papel, como uma espécie de diário.

– Ajuste o ambiente: Observe seu quarto e veja se não existe nada no espaço que esteja desviando sua atenção ao sono. Tenha um quarto que remeta a relaxamento, com cores claras e luz fraca.

– Ajuste seu pensamento, também: Há um ditado segundo o qual a mente manda no corpo. Se você fica o tempo tendo pensamentos negativos, achando que seu bebê não está dormindo e que você mesma não está dormindo, isso pode agravar a situação.

– Hora de cuidar de você mesma, mamãe: Não subestime o poder do repouso. Não necessariamente do sono dormido, mas do repouso. Busque se acalmar com um banho quente ou um bom livro. Separe um tempinho para você fazer aquilo que mais gosta.

– Coma para ter energia: Quando você está supercansada, cozinhar refeições pode parecer cansativo demais. Só que se você esquecer de se alimentar ou fazer isso de forma inadequada, a sua saúde pode estar em risco.

– Durma quando seu bebê dormir, ou aproveite ao máximo a hora da soneca: Mesmo um cochilo de poucos minutos pode ajudar você a encarar o dia. Quando o seu bebê dormir, aproveite e tore uma soneca gostosa ao lado dele.

– Aceite ajuda quando ela é oferecida: Não tente fazer tudo sozinha. Aceite ajuda de familiares ou até mesmo de vizinhos.

– Saia para o ar livre: Sair de casa para sentir o ar fresco e a luz natural deixará você mais alerta e é uma boa maneira de se distrair.

Fonte: http://www.brasilpost.com.br/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *