Seu filho está de férias na escola e com mais tempo livre para poder brincar onde quiser. Os pequenos acidentes podem acontecer durante essas atividades, o que aumenta o risco de pequenas lesões nas crianças. O tempo ocioso só aumenta ainda mais o número de casos de crianças lesionadas nos hospitais de todo o Brasil. Somente no HCor, em São Paulo, os atendimentos desse tipo de ocorrências no período de férias aumentaram 10% em relação aos demais meses do ano.
Os acidentes podem ocorrer dentro de casa mesmo, no parque do prédio, nas brincadeiras na rua, na casa de amigos, enfim, em qualquer lugar. Além disso, crianças maiores podem também sofrer lesões durante a prática de esportes.
Mas como evitar que essas lesões acontecem e prejudiquem as férias do seu filhote? Sempre é bom lembrar de proteger seu filho durante as atividades com equipamentos de segurança como capacetes, cotoveleiras e protetores de punho ao andar de skate ou patins. Fique atento também à altura. Se seu filho gosta de subir em árvores, por exemplo, oriente-o a não fazer isso logo após a chuva quando os galhos estão molhados e escorregadios. E fique sempre de olho.
Mas e se ele se machucar? Primeira coisa é manter a calma. Se perceber alguma deformidade em um dos membros, imobilize-o do jeito que está. Pode improvisar com alguns papelões e pedaços de tecido, por exemplo. Depois, leve a criança ao hospital. Você também deve encaminhar seu filho diretamente a um ortopedista se ele se queixar de muita dor. Se o local da lesão estiver inchado e a dor for mediana, é possível fazer compressas de gelo. Mantenha o membro para o alto e em repouso e espere 12 horas. Se nesse intervalo o inchaço não diminuir, a criança também deve ser levada ao hospital.