Blog :: Xalingo

Criança pode participar do Amigo Secreto da família?

Final do ano vai se aproximando e as famílias começam a se preparar para as festas. Natal, Ano Novo e claro que sempre rola uma das brincadeiras mais tradicionais dessa época do ano: o Amigo Secreto. A brincadeira é mais do que apenas uma troca de presentes, ela serve como um momento para toda a família se divertir e compartilhar momentos alegres juntos.

Mas e as crianças, onde entram nessa brincadeira? Algumas famílias não se importam de os pequenos participarem da brincadeira juntos. Se na sua família existem muitas criança com idades semelhantes pode valer a pena fazer um Amigo Secreto especialmente para a criançada. Mas se a família for mais compacta ou com poucas crianças fique à vontade para integrar os pequenos na brincadeira.
Se a criança for entrar no Amigo Secreto lembre-se que ela precisará de ajuda para escolher o presente, ainda mais se a pessoa que ela tirou for um adulto. Você pode pedir para ela lhe contar, ou ainda, você pode acompanha-la ao shopping e deixar que ela mesmo escolha o presente. Isso vai depender da idade e da autonomia e independência da criança.

Para deixar a brincadeira mais divertida para os adultos, e ainda mais para os pequenos, separamos algumas ideias legais para inovar no seu Amigo Secreto, ou Amigo Oculto como se fala em outros estados brasileiros. O importante é tornar esse momento muito divertido para todos!
– “Roubar” o presente: cada pessoa compra uma lembrancinha unissex (podem ser coisas para a casa, objetos de decoração, chocolate, entre outros). Na hora da revelação, cada um sorteia um papelzinho numerado, de acordo com a quantidade de participantes. Então, o que tirou o número 1 começa a brincadeira. Ele escolhe um dos presentes disponíveis, que estão embrulhados e à vista de todos em uma mesa (ou uma cesta). Mesmo se não tiver gostado do que tirou, ele precisa ficar com o objeto. Então, o segundo escolhe o presente – que pode ser um dos que está fechado ou aquele tirado pelo número 1. Os participantes vão na sequência, sempre obedecendo à ordem e à regra – quem quiser, pode escolher o presente de outro participante (que é obrigado a entregar o objeto).
O mais engraçado da brincadeira é quando há um presente muito disputado, que passa de mão em mão. Seus filhos também podem participar, mas vale explicar que, provavelmente, o presente escolhido poderá ser “roubado” no decorrer do amigo-secreto… Não se esqueça de caprichar no embrulho e “disfarçar” bem o objeto (é mais divertido ver a cara de surpresa das pessoas);

– Amigo da “onça”: o sorteio é realizado como no amigo secreto convencional. Mas, nesse caso, em vez de dar algo que a pessoa realmente quer, você escolhe um presente que não tem nada a ver com ela. Que tal dar um CD de pagode para aquele seu amigo que adora rock´n roll? O que vale é o bom humor na hora de presentear. E para a brincadeira ficar divertida e ninguém sair chateado, o mais indicado é fazer esse tipo de amigo-secreto entre pessoas que têm bastante intimidade;

– Pseudônimo: cada um dos participantes escolhe um pseudônimo e escreve em um papelzinho. Então, cada um tira um, como no convencional. O divertido é ter de pensar em um presente para alguém que você apenas imagina ser.

amigo_oculto

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *