Se você sonha em adotar uma criança saiba que o processo de aoção vai ficar mais fácil no Brasil. O tempo de espera na fila ficará menor. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que lançou uma nova versão do Cadastro Nacional de Adoção (CNA). O novo modelo é mais moderno, simples e permite o cruzamento de dados entre os pretendentes e as crianças de todo o Brasil.
A principal mudança é a interligação nacional das comarcas. Antes, o juiz preenchia as informações, mas elas ficavam restritas ao estado de origem. Quando iniciava a procura por uma criança com o perfil solicitado pelos adotantes, o magistrado tinha de consultar diferentes cadastros, o que dificultava a tramitação do processo.
O novo cadastro ligará todos os juízes das varas da Infância e da Juventude do Brasil, que, em tempo real, tomam conhecimento da criança colocada para adoção. Em qualquer ponto do país, ele pode se comunicar com o colega que preencheu a ficha da criança para adoção. Por exemplo, um pretendente do Norte do país poderá encontrar uma criança no Sul.
Agora o preenchimento do formulário também foi facilitado, reduzindo de 35 para o 12 o total de itens a serem informados pelos juízes no momento do lançamento dos dados no sistema.
Dados do CNJ indicam que, atualmente, o cadastro tem 33,5 mil pretendentes e cerca de 5,7 mil crianças para adoção.
QUE BOM QUE VAI MUDAR PORQ EU ESTOU NA FILA DE ESPERA FAZ TRES ANOS QUERO UMA MENINA DE DOIS A QUATRO ANOS MAS TA DEMORADO COM TANTA CRIANÇAS ESPERANDO POR UMA FAMILIA EU QUERO TANTO Q VENHA LOGO
Olá Rosmara! Realmente essa mudança deve melhorar o processo de adoção no Brasil. Boa sorte para você e sua família. Abraços