Estamos na Semana do Meio Ambiente e nada melhor do que usar a data para ensinar um pouco de consciência ambiental para o seu filho, não é mesmo? Saiba que é muito importante a criança crescer consciente do seu papel para a preservação do meio ambiente.
Os pequenos não só aprendem com palavras e repetições de ordens, mas também com atos, por isso é importante ensiná-los a fazer parte ativa do cuidado do meio ambiente mediante a prática. Provavelmente ele terá várias atividades relacionadas ao assunto na escola, mas é também papel dos pais ensinar os pequenos a se preocuparem com o meio ambiente.
Vamos a algumas dicas que você pode fazer em casa mesmo e que irão fazer do seu filho um adulto mais consciente no futuro:
– Dê o exemplo: De nada adianta você cobrar uma consciência ambiental do seu filho se você não dá o exemplo em casa. Feche a torneira quando for escovar os dentes, ensine-o a tomar banho rápido para economizar água, ensine-o a seprar o lixo, entre outras coisas.
– Luz acesa: Explique para a criança a importância de desligar as luzes quando sair do quarto ou de outro cômodo da casa. O mesmo vale para os aparelhos eletrônicos como a televisão, por exemplo.
– Andar de bike: Que tal dar uma volta de bicicleta com o seu filho? Se puder, leve-o para a escola de bicicleta e aproveite para explicar que quanto menos carros trafegam nas ruas, mais o meio ambiente ganha, devido as dióxido de carbono.
– Recicle: Recicle em casa e peça ajuda do seu filho para ajudar nessa tarefa. Com o lixo orgânico vocês podem criar uma horta em casa e com o seco, como garrafas, por exemplo, existem várias peças decorativas que você pode fazer que ficam lindas na casa.
– Na rua: Na rua também é preciso ensinar a criança a se comportar de forma consciente. Nada de jogar lixo no chão, nem maltratar os animais, além de cuidar de plantas e árvores. Ensine-o também a valorizar a paisagem e o que a natureza criou: leve-o a acampar e permita-lhe que se conecte com o meio ambiente.
🙂