Blog :: Xalingo

Como acabar com a birra feita pelo seu filho?

Qual pai ou mãe não fica com medo do filho fazer as temidas birras? As birras são naturais nas crianças, mas os pais têm a responsabilidade de conversar, e principalmente, resolver esse problema, que pode se tornar incontrolável com o passar do tempo.

A birra é a maneira que a criança encontra para demonstrar que são mais independentes e que não precisam mais dos pais. Entre os 2 e os 6 anos, as crianças aprendem a ser mais autônomas e querem, de alguma forma, dizer isso aos seus pais. A maneira que elas encontram é em forma de birra, desafiando muitas vezes as ordens dadas.

Separamos 5 maneiras simples que poderão ajudar você a vencer a birra do seu filho. São apenas algumas dicas para você aplicar no dia a dia e que podem ser uma forma de contornar o problema. Mas lembre-se que o diálogo e a confiança são as bases de um bom relacionamento entre pais e filhos.

1 – Tente conter a criança: Quando a criança começar a birra mantenha-se calma, sete-se ao lado dela e com uma voz suave converse com ela, faça carinhos e diga que você entende que ela está irritada por determinada razão. Agaixe-se para estar mais perto dela e mostre-lhe seu carinho – mesmo que a única coisa que queira é correr.

2 – Explique-se: Através do diálogo, explique ao seu filho o motivo pelo qual você teve que fazer algo que ele não gostou. Por exemplo: “Eu sei que você gostaria de ficar vendo televisão, mas é tarde e lembre-se que amanhã você tem que levantar cedo” ou “Entendo que quer estas bolachas, mas viemos ao supermercado para comprar outras coisas e eu não trouxe mais dinheiro”. Explicar ajuda muito para que ela entenda porque você está agindo de certa maneira.

3 – Coloque-se no lugar: Depois de explicar se coloque no lugar da criança, dizendo que quando você era criança também não gostava de fazer algumas coisas. Por exemplo, diga: “Eu também não gosto de ter que escovar os dentes; de fato eu adoraria deitar-me sem escová-los, mas é algo que tenho que fazer todas as noites para evitar as cáries” ou “Eu comeria feliz todos os doces, mas se eu fizer isso, posso ficar doente porque muito açúcar faz mal”. Fazendo-se parte do seu incômodo, melhorará sua reação.

4 – Ofereça opções: Dê a opção de escolha para a criança. Por exemplo: “Se você não gosta desta sobremesa, você pode escolher a maçã ou a pera”. Outro exemplo pode ser: “Você pode escolher arrumar os brinquedos antes de dormir ou amanhã você acorda 5 minutos mais cedo para arrumá-los”.

5 – Cumpra com a sua palavra: Cumprir com o que disse. Isto é o mais importante. Depois de todos os passos anteriores, você tem que se manter firme para cumprir o que combinaram. Se o acordo foi que ela arrumaria os brinquedos no outro dia cedo, você tem que colocar o despertador para acordá-la antes. Assim, saberá que suas decisões também são cumpridas e suas birras têm consequências.

Fonte: www.disneybabble.uol.com.br

Grandfather and granddaughter (12-23 months) standing on street

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *