Blog :: Xalingo

Aproveite a volta às aulas para ensinar educação financeira ao seu filho

2015 começou e com ele chega também a lista de compras de material escolar do seu filho. Sabemos que esta é uma tarefa que exige paciência e muita pesquisa, afinal, o material escolar pode variar muito de preço dependendo de uma loja para outra.

Esta é uma ótima oportunidade de ensinar um pouco de educação financeira para a criança. Confira cinco dicas de como os pais podem aproveitar o período para ensinar seus filhos um pouco de consciência financeira e economia sustentável:

– Leia a lista de material escolar junto com seu filho: Sente junto e leia toda a lista de material escolar junto com a criança. Isso fará com que seu filho perceba e conscientize quantas coisas precisa ter para estudar. Esse é também um bom momento para perguntar se algum dos itens da lista podem ser reutilizados do ano que passou, como uma tesoura ou um apontador, por exemplo.

– Pesquise os preços em casa: A Internet pode ser sua grande aliada para pesquisar preços. Os folhetos de supermercados encartados nos jornais também são uma ótima fonte de pesquisa. Peça a ajuda do seu filho para que ele o hábito de sempre pesquisar antes de comprar.

– Faça uma lista comparativa de preços e lojas: Transforme a pesquisa de preços em uma brincadeira, convide seu filho a separar cada item da lista de material escolar (por exemplo borracha ou livro de história). Depois, em cada loja que eles acharem o livro para vender, eles anotam na folha o preço e o nome da loja. Assim, ao final da pesquisa, eles poderão saber qual o melhor lugar para comprar cada coisa e já estarão desenvolvendo a análise crítica de como escolher onde comprar.

– Leve seu filho junto na compra: Alguns pais podem achar a dica um pouco louca, afinal, a criança sempre quer comprar mais do que precisa e isso pode gerar problemas. Mas levar seu filho junto na hora da compra é um excelente exercício de autocontrole financeiro. Converse com ele antes de sair sobre o que irão comprar e defina um orçamento, assim, seu filho terá que escolher o que comprar de forma que “caiba no seu orçamento”.

– Fale sobre a compra de material escolar do ano que vem: A compra do material escolar é uma atividade recorrente na vida dos pais, por isso pode também ser uma excelente forma de ensinar sobre planejamento financeiro sustentável para seus filhos.

Fonte: www.administradores.com.br

School Supplies

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *