Blog :: Xalingo

Projeto de Lei pode aumentar a Licença Maternidade

A Comissão Especial da Primeira Infância discutiu na semana passada uma emenda para o Projeto de Lei 6.998/2013, que pretende ser o marco legal da primeira infância. Um dos pontos mais importantes é o aumento do tempo de licença-maternidade para um ano e de licença-paternidade para um mês.

O projeto foca em um conjunto de ações para o início da vida, como ampliar a qualidade do atendimento para crianças até 6 anos, com carreira, capacitação e, inclusive, com a criação de novas funções públicas, que cuidem do início da vida, de modo a valorizar o papel da mãe e do pai junto à criança, bem como criar espaços públicos para garantir que as crianças tenham locais adequados para se desenvolver.

Além disso, o projeto prevê a criação de um sistema de avaliação do desenvolvimento da criança, para verificar se o modelo de cuidado está adequado ou precisa ser alterado. É na primeira infância que a criança desenvolve as estruturas sociais, afetivas e cognitivas, e por isso a atenção deve ser maior para assegurar condições de desenvolvimento saudável.

New Mother and Father with Their Newborn

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *