Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) indica que afogamentos são a segunda causa de morte de crianças de 1 a 9 anos no Brasil. Perdem apenas para acidentes de trânsito. E um dado amplia o alerta aos pais: 53% dos óbitos por afogamento são em piscinas.
Por isso, todo o cuidado é pouco quando a temperatura começa a subir e os pequenos procuram as piscinas para se refrescarem e se divertirem. É importante que nas casas onde há piscinas exista uma tela cercando todo o local. Assim, não há risco da criança cair na água sem querer e acabar se afogando.
Outro cuidado importante é na hora do banho de piscina. É importante um adulto estar sempre de olho nas crianças e nas brincadeiras. Sabemos que nem sempre conseguimos cuidar 100% do tempo dos pequenos. Nestas horas, as boias são nossas “melhores amigas”. Acostume o seu filho a entrar na piscina sempre munido de boias, mesmo na parte mais rasa.
Vale lembrar que mesmo recipientes pequenos que armazenam água podem ser perigosos para as crianças. Sempre fique de olho em caixas d’água, baldes, piscinas plásticas, entre outros.
Em caso de afogamento a orientação é sempre ligar para o SAMU da sua cidade o mais rápido possível, pelo telefone 192.