Quem tem irmão sabe que sempre rola um ciúme. Quando se é criança então, ele fica ainda mais evidente. Ainda mais se a diferença entre as crianças for pequena. Mas cabe aos pais lidarem com este problema e acharem uma solução que seja justa para os dois lados, e que, principalmente, faça com que as crianças sintam-se amadas e respeitadas.
Por isso, separamos para você algumas dicas preciosas para você aplicar em casa e resolver este problema de uma vez por todas!
– Nada de babá: Nunca torne um filho responsável pelo outro. Você até pode delegar algumas atividades para o mais velho, mas nada de convertê-lo em babá do mais novo.
– Brinquedos: Nunca obrigue seus filhos a dividir seus brinquedos. Ele precisa dividir se quiser, afinal, o brinquedo é dele. Se ele for obrigado a fazer algo que não quer, as consequências podem ser ainda piores.
– Pouco caso: Os problemas dos seus filhos são importantes para eles. Então, nada de fazer pouco caso dos seus filhos mais velhos. Além disso, não os faça “pequenos adultos” cheios de responsabilidades e tarefas. Lembre-se que eles ainda são crianças. A empatia ajuda muito em casos assim.
– Comparações: Não compare um filho ao outro. Eles são indivíduos diferentes e é assim que devem ser tratados. Atitudes assim podem fazer um filho voltar-se contra o outro.
– Seja justo: Essa é uma das regras mais essenciais. Seu filho a está observando e tem alta consciência de justiça, o que, para ele, se traduz em ele e seu irmão serem amados igualmente.
– Momentos: Reserve momentos individuais com o filho mais velho. Às vezes ele quer o pai e a mãe somente para ele. Deixe o mais novo por algum tempo com uma avó, por exemplo, e passe um tempo com o mais velho.