Assim que a criança entra na fase de alimentação sólida, a atenção dos pais deve se voltar à qualidade da comida que ela irá ingerir. Refeições nutritivas e saborosas são prioridade no prato dos filhos, e o que não trouxer benefícios à saúde deverá ser descartado da dieta diária.
Mas, com a correria do dia a dia, alimentos considerados ruins aparecem no cardápio caseiro quando a pressa fala mais alto do que a qualidade de vida. E aí entram os alimentos vilões da alimentação dos nossos pequenos. Vamos conhecer alguns deles?
SALSICHA: Não tem nenhum valor nutricional e quase sempre é feita com carne processada. Além disso, possui nitrito, uma substância altamente cancerígena.
EMPANADOS DE FRANGO: Quase sempre são preparados com carnes processadas e não fornecem para a criança as proteínas diárias que ela precisa. Além disso, o preparo deste alimento é normalmente feito com óleo, e frituras nunca são boas para a saúde.
HAMBÚRGUER CONGELADO: Para se ter uma ideia: duas porções da carne vendida congelada levam ao organismo da criança o máximo de gordura trans permitida por dia para um adulto. Esta gordura aumenta o colesterol ruim e diminui o colesterol bom no sangue.
REFRIGERANTE: Contém altas concentrações de açúcar e sódio, alguns causadores da obesidade infantil e também de problemas cardíacos. As versões zero e light também são nocivas às crianças, por possuírem adoçantes e ciclamato de sódio.
SALGADINHO: Fonte de calorias vazias e sem valor nutricional algum. Evite oferecer à criança até os três anos de idade por causa do alto teor de sódio e gordura. A criança que consome este alimento engorda sem se nutrir e acaba procurando outras refeições para saciar a sua fome.
CEREAL: Possui alta concentração de açúcar e mais engordam do que nutrem. Não são recomendados para a dieta diária da criança.
MACARRÃO INSTANTÂNEO: Atire a primeira pedra os pais que nunca serviram este alimento aos filhos naqueles momentos de pressa. Mas saiba que cada embalagem possui um alto teor de sócio e conservantes.
BOLACHAS RECHEADAS: Não agrega nenhum valor nutricional à alimentação da criança, além disso, carrega gorduras saturadas e açúcar.
SUCO INDUSTRIALIZADO: Em pó ou líquidos, os sucos têm mais açúcares e corantes do que a criança pode consumir por dia, além de não possuírem vitaminas e sais minerais.