Blog :: Xalingo

O sono da criança até o primeiro ano de vida

Dormir a noite toda é o sonho de todo o pai e mãe de bebês. Logo que nascem os pequenos costumam dar o maior trabalho e deixar os papais acordados a noite toda.

Saiba como funciona o sono dos pequenos desde os primeiros dias de vida.

Recém-nascido – Os recém-nascidos não sabem a diferença entre o dia e a noite. Eles precisam dormir e comer o tempo todo, por isso, não importa se é dia ou noite.
Média de sono – de 16 a 18 horas por dia, por períodos de duas a quatro horas seguidas e acorda com fome
Dica – Quando seu bebê estava no útero, andar o embalava para dormir. Não é de surpreender que o recém-nascido ainda adore ser balançado e embalado. Envolver bem o bebê com cobertas o fará se sentir “em casa”. Muitos bebês também gostam de música.

Três semanas – Embora seu bebê ainda acorde para mamar durante a noite, ele provavelmente está dormindo por períodos mais longos, talvez umas três ou quatro horas. Ele também vai começar a ficar mais tempo acordado.
Média de sono – 16 a 18 horas por dia
Dica – Se seu bebê tende a dormir o dia todo e a cochilar enquanto mama, tente acordá-lo para comer. Ele precisa aprender que é à noite que deve dormir. Ajude-o a se organizar um pouco mais agora, levando-o para junto da família por volta das 16h00. Mesmo que ele cochile, coloque-o em uma cadeirinha fixa ou bebê-conforto. Dê-lhe um banho por volta das 19h00/20h00. Isso irá deixá-lo acordado e relaxado para o longo período de sono que se aproxima.

Dois meses – Seu bebê está começando a se acalmar sozinho para dormir, mas talvez ainda acorde à noite para comer. Embora seu padrão já esteja se regulando, você ainda terá que seguir o ritmo dele. É muito cedo para fixar um horário para ele, pois poderia ser prejudicial.
Média de sono – 15 a 16 horas em média por dia.
Dica – Choramingar um pouquinho quando ele acorda é normal. Não corra para segurá-lo, deixe-o choramingar um pouco (mais ou menos cinco minutos). É possível que ele se acalme sozinho.

Quatro meses – Ele vai dormir bastante à noite e vai tirar ainda mais ou menos duas sonecas de duas a três horas durante o dia. Esta é uma fase de transição gradativa para duas sonecas diurnas. Nos dias em que seu bebê tira apenas duas sonecas, ele provavelmente dormirá mais à noite.
Média de sono – 9 a 12 horas (mais duas sonecas)
Dica – O bebê agora se vira um pouco e provavelmente se mexe. Verifique se o cobertor está bem colocado, pois ele poderá se descobrir e acordar com frio. Veja na etiqueta de que material é feito.

Newborn baby sleeping

Seis meses – Os padrões de sono das pessoas variam e o mesmo acontece com os bebês de seis meses. Circunstâncias especiais como doença ou dormir numa cama diferente, podem afetar o padrão de sono do bebê. Caso contrário, ele está se acomodando.
Média de sono – em média 11 horas por noite (duas sonecas por dia)
Dica – Coloque seu bebê na cama enquanto ele ainda está acordado. Desse modo, ele aprenderá a pegar no sono em sua própria cama. Dê ao bebê o seu brinquedo favorito ou agrado para ajudá-lo a dormir. Embora seja bom tirar todos os brinquedos do berço, você pode deixar o cobertor ou bichinho que ele gosta. Isso irá tranquilizá-lo.

Nove meses – As preocupações com o sono são comuns por volta dos oito ou nove meses. Pode haver uma fase em que o bebê acorde sozinho no meio da noite e acorde a todos na casa, mesmo depois de passado um período dormindo a noite toda.
Média de sono – 11 a 12 horas por noite (mais duas sonecas)
Dica – As crianças tendem a dormir mais quando estão doentes. Mas é difícil que durmam uma hora a mais do que o habitual. Se seu bebê estiver dormindo mais do que uma hora além do tempo normal quando estiver doente, fale com seu médico imediatamente.

Um ano – As brigas na hora de dormir começam com um ano. O bebê está tão entusiasmado com suas novas habilidades, que sossegar para dormir torna-se cada vez mais difícil. Ele pode provocá-la a pegá-lo do berço, ele é tão gostosinho que você não resiste. Porém, não abra mão da rotina na hora de dormir, pois ela é útil daqui para frente.
Média de sono – em média 11 horas por dia (mais duas sonecas)
Dica – Você vai notar que seu bebê está dormindo cada vez menos à tarde, e que ele parece ficar feliz brincando um pouco no berço antes de chamá-la. Coloque alguns brinquedos pequenos no berço para estimular essa atitude. Mas não coloque brinquedos grandes, pois ele pode aprender a empilhá-los e sair do berço.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *