Blog :: Xalingo

Vai viajar com o seu bebê? Veja algumas dicas para viagens de avião

Época de férias escolares e a família acaba tirando alguns dias para curtir momentos bem legais fora de casa. Se as crianças são maiores, sem problemas, mas e se são pequenas, quais os cuidados que devemos cuidar em uma viagem de avião, por exemplo.

Se o bebê for recém-nascido, os cuidados devem ser redobrados. Vale lembrar que as companhia aéreas aceitam transportar as crianças com mais de 7 dias de vida. Mas a recomendação médica é de no mínimo 28 dias. Porém, especialistas afirmam que é apenas com mais de três meses que a criança está com o sistema imune desenvolvido e está menos suscetível a infecções.

143197897

A documentação também é importante para o voo. Se a viagem for para dentro do Brasil, é necessária a identidade ou certidão de nascimento da criança. Lembre-se que, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, menores de 12 anos precisam estar acompanhados de, pelo menos, um dos pais ou parentes maiores de 18 anos. Caso contrário, você precisará fazer uma autorização judicial (com firma reconhecida) para que ele embarque com outro acompanhante. Se a viagem for internacional a criança precisará de passaporte. Se seu filho for embarcar apenas com você, é preciso levar uma autorização por escrito do pai com firma reconhecida.

Se a viagem for com crianças menores de 5 anos, o ideal é que ela seja realizada à noite. Assim a criança poderá pegar no sono e ter um voo bem mais tranquilo. Para os mais grandinhos, vale explicar tudo sobre a viagem, ilustrando os momentos de diversão que eles terão no destino.

E se a criança sentir-se enjoada no avião? Como fazer? Primeiro, mantenha a calma e verifique com o pediatra a possibilidade de ministrar alguma medicação para esse problema. Outro incomodo comum é a dor de ouvido, principalmente nos menores de 2 anos. Para isso, ofereça líquidos enquanto o avião está sob pressurização. Assim, os ouvidos não tencionam tanto e doem menos.

 Veja alguns itens importantes para você levar na bagagem de mão e não ter nenhuma surpresa em qualquer voo. E claro, aproveite a viagem ao lado do seu pequeno!


–  1 ou duas mamadeiras vazias (para colocar os líquidos oferecidos no avião, como água ou suco)
– Leite artificial (caso use)
– Alimentação, como papinhas (caso a companhia aérea não forneça)
–  Chupeta
– Fraldas
– Lenços umedecidos, toalha ou chumaços de algodão (para molhar com água no banheiro) para higiene
– Pano de boca
– Travesseiro (caso a companhia aérea não forneça um)
– Coberta ou blusa de frio (para proteger do ar-condicionado)
– Brinquedos silenciosos (para não incomodar os outros passageiros)
– Duas trocas de roupa
Medicamento para febre e outros que costuma usar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *