Blog :: Xalingo

Crianças na reta final do ano escolar

Não é novidade para ninguém que o desempenho escolar das crianças depende (e muito) do ambiente familiar em que estão inseridas. Mais do que professores, os pais podem e devem se dedicar de perto ao estudo das crianças, incentivando e ajudando-as durante o ensino.

A proximidade do fim do ano escolar traz esse tema à tona: muitas crianças ainda precisam recuperar notas e se sentem nervosas com a possibilidade de não estarem indo bem. Existem algumas táticas simples a serem feitas em casa e que podem refletir positivamente na escola. Ainda dá tempo!

books

– Sono: crianças bem sucedidas dormem bem! As crianças precisam ir descansadas para a escola e, quando isso não acontece, muitas acabam desenvolvendo distúrbios de concentração e aprendizagem. Existe um consenso de que menores de 13 anos devem dormir de 10 a 11 horas por noite, portanto esteja atento ao horário em que as crianças vão para a cama. Evite sobrecarregar a agenda de atividades extracurriculares e deixe a maioria das noites da semana livres a partir das 20 horas. Além disso, muitos pais chegam tarde do trabalho e não resistem a acordar os pequenos todas as noites.

Imaginação: para que as crianças se sintam mais à vontade com a aprendizagem, é importante também que sejam incentivadas à imaginação. Evite o uso exagerado de brincadeiras “passivas” com dispositivos eletrônicos, filmes e televisão.  Incentive jogos em que elas possam criar e inventar novidades. Tente desligar os aparelhos eletrônicos depois o jantar e deixar que elas inventem com o que se divertir em casa!

Leitura: faça com que a leitura seja um ponto central da sua casa. A familiaridade com livros ajuda muito na concentração e no desempenho da criança na escola. Uma boa tática para incentivar a leitura é fixar um horário específico para dormir, mas deixa-los ficar acordados 1h a mais se estiverem lendo livros.

Aprendizado: apesar de exigir mais criatividade e paciência dos pais, fazer as atividades do dia a dia parecerem atividades de aprendizagem ajuda bastante os pequenos. Faça brincadeiras onde elas precisam aprender letras e números, por exemplo, ao procurar um determinado produto no supermercado. Tente fazer ligações com coisas que ela está aprendendo na escola com assuntos da casa ou do cotidiano.

Via  e imagem via Booksicals.com

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *