Blog :: Xalingo

Saber elogiar é educar

Seja você pai/ mãe coruja ou não, falar sobre elogios para as crianças é mais complexo do que pode parecer. Alguns têm maior facilidade de encher os filhos de palavras e carinhos, outros preferem demonstrar o amor através de atitudes, seguindo suas próprias personalidades e a criação que eles mesmos tiveram.

Porém, é sabido que existem determinados elogios que são essenciais no processo de crescimento. E presentear não substitui o tipo de incentivo que elas precisam para serem encorajadas e se desenvolverem ainda melhor. Confira alguns tipos de palavras e reconhecimentos que os pequenos precisam ouvir (e não sabem pedir):

  1. Elogie o caráter – Quando a criança demonstrar características positivas como honestidade, gentileza ou confiabilidade, mesmo em pequenos gestos, elogie.
  2. Elogie a obediência e o respeito – Não basta exigir respeito e punir quando há desobediência, é preciso valorizar também o cumprimento das regras.
  3. Elogie por contribuir e fazer parte da família – As crianças precisam entender que são valiosas para a família simplesmente por existirem. E, quando contribuem com alguma tarefa da casa, reconheça que aquela atividade fez muita diferença e foi notada por todos.
  4. Elogie o esforço mesmo quando o resultado não for o melhor – Elogiar faz parte também do processo de ensino. Se a criança tentou ajudar em algo e não conseguiu fazer da maneira certa, elogie o esforço e mostre como ela pode fazer melhor da próxima vez.
  5. Elogie a qualidade do trabalho – Elogiar uma atividade bem feita é um grande incentivo para que a criança se supere sempre.
  6. Elogie seus amigos – É essencial fazer esse tipo de elogio com honestidade. Se a criança tem amigos que fazem bem para ela, é bom elogiar para que ela entenda como é importante saber escolher bons amigos.
  7. Elogie pequenos passos ao longo de um objetivo de longo prazo – É melhor não esperar a perfeição de algo para então elogiar. Além de entusiasmar a criança a seguir em frente, pequenos reconhecimentos também fazem bem pra autoestima.

DIY-Olympic-Gold-Medals-e1342067186100

Imagem via Alphamom.

Via iMom

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *