Blog :: Xalingo

Pequenos porém otimistas

Pensar positivo não tem contraindicações: crianças que são otimistas não só conquistam adultos, amigos e professores, mas aprendem desde cedo a lidar com as adversidades da vida. Todos os pais querem que seus filhos sejam felizes, mas não dá para saber se os pequenos vão escolher trilhar um caminho iluminado ou não. O que está ao nosso alcance então é prepara-los para pensar de maneira positiva e ver a vida com outros olhos.

smile

Não somente a felicidade é hereditária (como comprovam estudos recentes) mas a atitude dos pais também influencia na maneira como as crianças lidam com problemas. Para quem pretende adotar um novo posicionamento e incentivar o otimismo, uma sugestão de duas estratégias que andam juntas e podem ajudar a começar:

Elimine o negativo: pequenas ações e palavras dizem muito sobre a nossa maneira de encarar o mundo. Por exemplo, esteja de olho e evite palavras muito extremas, como o “sempre” e o “nunca” que usamos em casos como “Isso sempre acontece comigo!” ou “Eu nunca sei nada dessa matéria”. Foque no esforço da crianças e não no resultado. Se ele/ela estiver chateado ou reclamando por causa de uma nota ruim ou de não conseguir fazer uma tarefa, reconheça que é realmente algo complexo mas que com dedicação (e com sua ajuda) ele vai conseguir. Depois de provar o sucesso, e ser reconhecida pelo esforço, a criança vai se sentir incentivada a melhorar sempre. Ajude-o a pensar diferente e ver as coisas com outros olhos nos pequenos obstáculos do dia a dia e esteja de olho na quantidade de reclamações que você mesmo compartilha.

Destaque o positivo: Incentive a imaginação e o sonho das crianças para o futuro. Uma atividade simples é pedir que elas escrevam o que gostariam de ser/fazer se pudessem fazer qualquer coisa. A ideia não é falar de metas ou planos concretos, e sim exercitar o otimismo delas. Outra dica pode ser criar um “diário da felicidade”, onde as crianças anotam as coisas que mais gostam ou o que deixam elas e os familiares felizes, já que a nossa atenção costuma ser para “o que deixa uma pessoa triste”. Treine-as também para ver as coisas boas mesmo em situações ruins e valorize a antecipação: todos gostam de ter algo bom esperando por elas, como as férias de verão ou um passeio especial.

Para finalizar, uma dica especial: se você não tiver bons resultados de primeira, não desista. Imagine que o otimismo é como um novo idioma: algumas pessoas aprendem com facilidade e outras demoram um pouquinho mais!

Via Real Simple

Imagem Delta Dentalia

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *