Blog :: Xalingo

O recém-nascido e seu pai

Que o nascimento (e tudo o que veio antes) de um bebê é um grande evento na vida das mulheres, todos sabem e podem imaginar. Porém, é comum que muitas esqueçam do impacto emocional que o recém-nascido também causa na vida dos pais. Principalmente para as novas mamães que são casadas, o processo que sucede o nascimento pode ser muito exaustivo e diferente de tudo que já passaram, e não é de estranhar que muitos papais se sintam deixados de lado no relacionamento e na vida diária.

pai

A dependência que os bebês têm da mãe é incomparável, portanto as mulheres precisam incentivar e valorizar a inclusão do pai. É importante também levar isso em conta para o futuro, tanto para os laços afetivos da criança com seu pai quanto para o relacionamento do casal. Acompanhe algumas dicas:

– Converse com o bebê sobre como o pai dele é importante, especial, inteligente… Enumere as  qualidades quando estiver com o bebê e o pai.

– Pequenas ações são entendidas como grandes atitudes por eles já que as mães estão passando por muitas coisas ao mesmo tempo. Portanto, não deixe de fazer pequenos agrados que você costumava fazer antes mesmo de o bebê estar nos planos.

– Quando o pai estiver ajudando com alguma tarefa do bebê, como trocar fraldas ou alimenta-lo, tente não corrigir de maneira autoritária. Ensine, agradeça e mostre o quanto é importante que ele participe.

– Deixe que o pai tenha um tempo sozinho com o bebê. Seja enquanto você estiver resolvendo outras atividades pessoais ou da casa, deixe que eles aprendam a curtir a companhia um do outro e a criar uma conexão.

– Aproveite os momentos livres sem o bebê (quando ele estiver dormindo, provavelmente) para conversar com o pai com atenção dedicada a ele e com assuntos que não envolvam o bebê.

– Se possível, contrate uma babá ou combine com familiares para cuidarem do bebê pelo menos uma vez por semana e aproveitem para sair de casa e curtir um tempo a sós. Pode ser tarefa difícil deixar o bebê pequeno em casa, mas é extramente importante para a intimidade do casal.

via

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *