Blog :: Xalingo

Agenda sobrecarregada pode ser perigosa para o desenvolvimento dos pequenos

Você é do tipo de mãe ou pai que ocupa todas as manhãs e tardes dos seus filhos com atividades das mais diversas, pensando no futuro dos seus pequenos? É inglês em um dia, oficina de artes no outro, reforço de matemática no dia seguinte, espanhol à noite, futebol no final de semana e por aí vai!? Então é melhor repensar seus conceitos.

169998333

Hoje em dia, as crianças já crescem naturalmente em um mundo com um ritmo acelerado, cheio de pressões sociais que os fazem crescer muito rápido e desde cedo se preocuparem com o futuro profissional. Essa realidade, se incentivada pelos pais, com o excesso de obrigações, pode causar uma desestabilidade emocional.

É lógico que é muito importante investir em uma educação de qualidade para garantir o futuro dos pequenos. Mas sobrecarrega-los com muitas atividades pode não ser positivo. O excesso de obrigações e responsabilidades pode acabar por deixar os pequenos ansiosos e até mesmo estressados. Além disso, as crianças precisam ter folga para brincar, e tempo para ter vontade própria – além de descansar, claro.

Além disso, o ócio pode ser bom! Já ouviu falar em ócio criativo, muito comentado por profissionais de áreas criativas? Ele se aplica às crianças também! Deixar as crianças sempre ocupadas pode prejudicar o desenvolvimento da imaginação. Da mesma forma, o ócio e até mesmo o tédio pode incentivar a criatividade. Nem que seja buscando alternativas para ocupar esse tempo livre.

Na dúvida de como equilibrar, siga essa dica: tente programar a agenda da criança com não mais do que uma atividade por dia além da escola. E também não há a necessidade de ter tarefas todos os dias. “Seu filho terá todo o tempo do mundo para aprender tudo aquilo que você não teve condições de estudar. Mas deixe que ele faça as opções quando quiser – e se quiser. O mais importante é que, agora, ele tenha tempo para brincar”, afirma a Revista Veja.

Até porque, para “se dar bem na vida”, não é necessário apenas ter um currículo extenso e completo. É necessário que se tenha uma boa saúde física, qualidade de vida, equilíbrio emocional – itens que dificilmente serão adquiridos com uma agenda superlotada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *