Blog :: Xalingo

Como incentivar o seu filho a ler

booksforkids

Hoje é comemorado o Dia Mundial do Livro Infanto-Juvenil. Pensando nisso, que tal tirar algumas horinhas para ler com o seu filho? Nada melhor do que acompanha-los nesse momento para torna-los futuros leitores! Afinal, a leitura é muito importante: além de incrementar o vocabulário, melhorar a escrita, transmitir conhecimento, ela ainda nos permite viajar a lugares incríveis sem sair de casa!

O Educar para Crescer, uma iniciativa da Editora Abril, publicou 10 dicas de como incentivar as crianças a lerem. Vamos mostrar a vocês um pequeno resumo delas! Para quem quiser conhece-las na íntegra, pode conferir a matéria no portal.

1. Respeite o ritmo do seu filho. Não se preocupe se o livro que ele escolher parecer muito infantil, o importante é que o livro esteja presente. Além disso, criança apresenta sinais quando se sente preparada para um próximo nível de leitura. Você deve prestar atenção nele, entendendo e respeitando seus gostos e preferências.

2. Siga o gosto do seu filho. Talvez o que ele gosta de ler não seja exatamente o que você gostaria que ele lesse. Mas, para adquirir o hábito da leitura, é preciso sentir prazer. Não pense em proibir livros de super-heróis, por exemplo. Deixe-o desenvolver o gosto pela leitura em primeiro lugar.

3. Faça passeios que tragam a leitura para o cotidiano. Procurem fazer atividades que vocês possam relacionar com um livro. Uma ida ao zoológico, por exemplo, torna-se muito mais interessante depois que a criança leu um livro sobre o reino animal. E vice-versa. Assim como essa, há muitas outras maneiras de juntar passeios de fim de semana com a leitura: livro de experiências + visita a museu de ciências, livro de história + passeio em local histórico, visita a museu de arte + livro infantil sobre arte… As possibilidades são inúmeras!

4. Incentive a leitura antes de dormir. Incentive o seu filho a ler todas as noites. E, se ele ainda não for alfabetizado, conte historias para ele antes de dormir. Por isso, é importante que ele tenha uma fonte de iluminação direta ao lado da cama, como um abajur.

5. Improvise representações dos livros. Concluída a leitura de um livro, os pais podem organizar peças de teatrinho baseadas na obra. Uma boa ideia é convidar outras crianças para participar da atividade. Os adultos podem ajuda-las a elaborar uma espécie de roteiro e pensar nas vestimentas e nos cenários a serem criados.

6. “Publique” o livro do seu filho. Proponha para o seu filho que ele faça o próprio livro. As crianças gostam de criar histórias, viver personagens, imaginar paisagens. Primeiro, peça que ele tire fotos (e imprima-as) ou recorte figuras de revistas antigas. Depois, a partir das imagens, peça que ele escreva uma história. Ajude-o a criar uma capa para o livro e, por mim, coloque-o na estante, junto com outros livros. Que criança não adoraria ter um livro se sua autoria na biblioteca de casa?

7. Organize um clube do livro. Convide amigos e colegas de escola do seu filho para uma espécie de festa da leitura. No início, cada criança lê o trecho de um livro. Depois de lida a obra, organize um debate sobre a história. Tudo isso pode ser feito durante uma tarde de final de semana, com direito a guloseimas que as crianças adoram, como pipoca, cachorro-quente e chocolate quente. Na infância, a leitura tem que estar ligada a uma atividade divertida!

8. Ajude-o a ler melhor. Muitas crianças ficam frustradas por ler muito devagar em voz alta. Se é o caso do seu filho, você pode ajuda-lo fazendo exercícios, como cronometrar o tempo que ele leva para ler um texto em voz alta. Com a atividade repetida várias vezes, a criança poderá comprovar o próprio desenvolvimento. Para aprimorar a atividade, peça que ele faça vozes diferentes para cada personagens da história.

9. Não pare de ler para ele. Após a alfabetização, é importante incentivar que a criança leia sozinha, mas isso não significa que você deva parar de ler para ela. Quando um adulto lê em voz alta um livro um pouco mais difícil, a criança é capaz de compreendê-lo, o que provavelmente não aconteceria se ela estivesse lendo sozinha. Abuse das vozes diferentes, dos sons, das entonações. Assim, a história fica muito mais emocionante.

10. Frequente livrarias, feiras do livro e bibliotecas. Existem até livrarias com espaços para leitura, sem que os livros precisem ser comprados. Assim, o horizonte da criança para diferentes tipos de obras será muito mais ampliado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *