Blog :: Xalingo

Como se planejar financeiramente para ter um filho

Aumentar a família é um sonho e uma realidade de muitos casais. Porem é sabido que ter uma criança representa um grande incremento no orçamento familiar. Então, como se preparar para isso? O blog O Plano da Virada deu algumas dicas bem legais (que somamos a algumas nossas!) para se preparar para esse momento tão especial! De acordo com eles, “entre itens como a preparação do quarto do bebê, o enxoval e as despesas com o parto, o nascimento de um filho pode equivaler à quantia necessária para comprar um carro básico 0km, um valor que não costuma estar disponível no orçamento do casal de uma hora para outra”. Ou seja, prepare-se e siga essas dicas para evitar apertos!

* Aproveite o chá de bebê para fazer estoque de fraldas, além de outros itens de necessidade básica. Para não gastar tanto nesse evento, peça para que suas convidadas levem algum prato de doce ou salgado.

* Veja com amigas e familiares que tiveram filhos há pouco tempo se elas não têm bercinho, carrinho, bebê conforto e outros itens que não estão em uso. Até mesmo roupinhas podem ser reaproveitadas: os bebês crescem tão rápido que as roupas de recém-nascido costumam ser usadas pouquíssimas vezes.

* Roupas no Brasil costumam ser mais caras do que em diversos outros países. Veja se não tem amigos que viajarão em breve e faça encomendas!

* Se você tem algum tempo pra se preparar para isso, faça uma poupança. Pequenos cortes no dia-a-dia podem totalizar uma grande economia ao final do mês. Lembre-se que, além do enxoval, logo virão muitas compras de fraldas, gastos com pediatras, móveis a serem comprados, além das despesas com o parto – no caso de você não ter plano de saúde.

* Se for o caso, cogite fazer um imediatamente e adiar a gravidez por algum tempo (o necessário para carência do mesmo).

* Uma boa maneira de não se apertar é planejar a gravidez com antecedência. “Segundo cálculos do Prof. Marcos Silvestre, o ideal é que, dois anos antes da gravidez, o casal faça uma poupança mensal equivalente a 20% da sua renda. Assim, terá o dinheiro na mão e mais poder de compra e barganha quando chegar a hora de começar a arcar com os gastos da gestação”.

* Confira algumas dicas para economizar na hora do enxoval, clicando aqui.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *