Blog :: Xalingo

Fim do ano letivo: e a recuperação?

Alunos que chegam ao fim do ano com boas notas na escola, frequência nas aulas, material escolar organizado e completo só têm o que comemorar: em breve, estarão de férias! Mais do que alegria das crianças, esse é o sonho de toda mãe, que ajuda, estuda junto, cobra as lições e se impõe quando há mau comportamento e notas baixas.

Mas essa não é a realidade em todas as casas. Em algumas, será necessário dar a volta por cima, correndo atrás do tempo – e das notas – perdido.

É o caso do seu filho? Se for, confira nossas dicas para apoiar este momento e ajudar as crianças a não perderem o ano letivo. Camila, que escreve o blog Look Bebê,  apresenta as sugestões da 10&Twelve para as crianças recuperarem o ano.

Organização da rotina escolar

– Mantenha a rotina de estudos em um local bem visível; isso facilita a hora de arrumar o material;

– Confira, todos os dias, se as tarefas foram feitas e se estão com o material dentro da mochila. Faça isso preferencialmente no mesmo horário (após o fim das lições ou antes de dormir) e não deixe para a última hora;

– Crie o hábito de anotar as tarefas, trabalhos e provas em uma agenda. Isso ajuda a lembrar o que tem que ser feito e para quando.

E se a situação está crítica?

– Primeiro é preciso identificar as dificuldades. A partir disso, um reforço com professor particular ou estudos extras em casa podem ser eficientes. Quanto antes as dificuldades forem sanadas, melhor. Quando dúvidas se acumulam, a lacuna no aprendizado torna-se maior.

– Se o aluno tem dificuldades em várias matérias, vale conversar com a equipe da escola. Isso auxiliará na tomada da melhor decisão. A ajuda pode ser simples, com aulas particulares, mas também pode ser caso de um acompanhamento psicopedagógico.

Mas meu filho não gosta de estudar!

– Os pais devem dedicar um pouco mais de tempo ao aprendizado; demonstrar interesse, pedir que mostrem ou contem alguma coisa interessante que tenha aprendido. O incentivo é fundamental, pois faz com que a criança valorize o estudo e entenda sua importância.

– Procure não associar estudo com broncas e cobranças, embora elas sejam necessárias. Deixe regras e rotinas claras e definidas – mesmo não gostando, eles assumem a responsabilidade e criam o hábito.

Primeiro sinal de alerta

– Deve partir dos professores, pois são eles que passam as principais horas de estudo com os alunos. A escola deve alertar os pais quando algo não está bom, como quando o aluno é disperso, desinteressado ou desmotivado. Dificuldade em entender a matéria, notas caindo……

– Em casa, os pais percebem que o filho não consegue fazer as lições. Além disso, precisam acompanhar as notas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *