Blog :: Xalingo

Como reconhecer quando seu bebê está feliz

Quando nossos filhos ainda não falam, nós acabamos por aprender o que pequenos sinais – como choro, sorrisos ou até mesmo toques e gemidos – significam. Aprendemos a identicar quando eles estão com fome, quando sentem dor, quando têm sono… Mas você sabe como reconhecer quando o seu filho está feliz?

Segundo a Revista Crescer, cada vez que ele sorri, segura na sua mão ou simplesmente a olha calmamente, pode ser um sinal de que ele está melhor do que imagina. A pediatra Tânia Shimoda afirma que “o vínculo familiar estimula a criança a ser mais tranquila, o que é um sinal de bem estar”. Quer saber outros sinais dos sentimentos e sensações do seu pequeno? A Revista dá mais algumas dicas!

Aconchego

O toque da mãe e do pai faz a criança se sentir confortável. É por isso que muitas vezes o bebê chora quando é examinado por algum médico, ou quando está próximo a outras pessoas, mas fica calmo no colo dos pais. Essa interação é importante e a proximidade da família tranquiliza e deixa o bebê feliz.

A movimentação

A linguagem corporal do seu filho pode ser um sinal do que ele está sentindo. “Nos bebês com um pouco mais de controle para sentar, ele vai direcionar a movimentação do corpo para a mãe, ou vai engatinhar em direção a ela”, diz a pediatra. A presença dos pais é um estímulo e a resposta a ele é sinal de uma criança saudável.

Objetos coloridos

Através de uma estimulação visual, com um objeto colorido ou com algum brinquedinho como um chocalho, o bebê sorri e vai a procura desse objeto. “Se for um bebê menor ele movimenta a cabeça, se for um bebê maior, ele vai estender a mãozinha. O bebê que já engatinha, vai atrás”, afirma Shimoda.

A voz

O bebê que balbucia palavras na hora que você fala com ele também está “falando”. Ele sente prazer em ouvir uma voz familiar de carinho. Se ele sorri a qualquer interação, é outro indício de que está contente.

Dormir bem

A criança que tem um sono tranquilo e uma alimentação adequada expressa maior contentamento. Quando os pais mostram um alimento e o bebê abre a boca ou se movimenta para pegar, é um sinal de que reconhece o estímulo. O sorriso dessa interação diz tudo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *