Vai aproveitar as férias escolares das crianças para visitar os parentes que moram longe, conhecer uma nova cidade ou voltar a um ponto turístico que vocês adoram! Que ótimo! Mas todos sabemos que viagens com crianças podem ser estressantes! Como comenta o escritor Ilan Brenman, na Revista Crescer, o repertório das crianças em trajetos de viagem varia em torno de “já estamos chegando?”, “falta muito?”, “estou enjoado” e “que chato ficar aqui dentro do carro” (ou do ônibus, ou do avião…).
O autor conta que, depois de alguns anos passando por essas situações, a família dele criou uma espécie de “kit salva-vidas” para viagens:
Eletrônicos (DVDs portáteis, joguinhos, etc.): São ferramentas excelentes para passar o tempo. Mas não se deve abusar, pois viciam e tiram completamente a oportunidade de nos aproximarmos das crianças. Mas ajudam muito na hora do desespero!
Músicas: Preparar um repertorio de CDs (ou arquivos) para rodar durante a viagem pode ser um momento único de trocas geracionais, isto é, mostrar músicas que nós, adultos, apreciávamos e apreciamos até hoje, assim vamos também apurando o gosto musical da criançada. Ilan conta que nas viagens familiares suas filhas descobriram de Beatles a Beethoven, passando por músicas típicas diversas, MPB…
Material para desenhar, escrever e ler: Papel, canetinhas, etc. Além de bons livrinhos de ler e de colorir!
Jogos de adivinhação: Peça, por exemplo, que alguém no carro pense em um animal e não conte qual é. Os outros deverão ir fazendo perguntas até acertarem o bicho escolhido, apenas com respostas de “sim” e “não”. Pode-se também pensar em comidas, personagens de desenho animado e por aí vai…
Comes e bebes: Ajuda também! Distrai e é gostoso. Mas tudo com controle, já que viagens podem contribuir para enjôos…
Conversas: Puxem assuntos para as crianças falarem e escutem as maravilhas que elas contam, é uma descoberta emocionante. Assuntos para desenvolver: escola, amizades, gostos e desgostos…
Aproveite esse momento para se aproximar dos seus filhos! 🙂