Blog :: Xalingo

Emergência? O que fazer?

Quando você pensa em um acidente doméstico grave, daqueles que você não consegue resolver, qual a primeira informação que vem a sua cabeça? Ligar pro 911? Ok, brincadeira, pois não estamos nos Estados Unidos nem em um filme. Mas e o 190, será que poderá ajudar?

Agilidade na hora de pedir ajuda diante de um acidente pode salvar vidas. Mas cada número de emergência tem a sua função e é importante que você saiba a diferença entre eles.

Se for uma situação que exige resgate ou um incêndio ou desabamento, deve-se ligar imediatamente para o Corpo de Bombeiros, no 193. Como os profissionais que atendem aos pedidos de ajuda são preparados, saberão se há necessidade de acionar uma ambulância e já farão isso por você. Se for um caso de atendimento médico, a ligação deve ser para o SAMU, no número 192.

Não esqueça de manter a calma e fornecer o máximo de informações. Assim, você vai facilitar o atendimento. Nome e telefone, endereço completo e estado de saúde da vitima são informações fundamentais.

Mas nem sempre é necessário acessar estes serviços de emergência. Você pode acordar e encontrar seu filho com febre alta, medica-lo e a temperatura não baixar. O que fazer? Uma sugestão é ligar para pessoas que possam lhe ajudar, como o pediatra ou ate os avós da criança. O pequeno caiu e precisa ser levado ao plantão de emergência, mas você está sozinha? Ligar para o pai, pedindo ajuda, pode ser a solução. Mas, com o nervosismo, você pode esquecer o número.

Então, que tal fazer uma lista com os principais números e deixa-la perto do aparelho de telefone. Não esqueça de mostrar a lista ao pai, a babá e as outras pessoas que cuidam da criança. Se está em dúvida sobre que telefones incluir na lista, veja abaixo a nossa sugestão:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *