A gestação desencadeia diversas sensações, emoções e “efeitos colaterais” na mulher. Uma dessas mudanças, percebida por muitas grávidas, é a desatenção e o esquecimento. Este “desligamento” não é um problema médico, mas pode ter origem física.
Um estudo da Universidade do Sul da Califórnia (EUA) apontou que as mulheres ficam com a função cognitiva prejudicada durante a gestação. Assim, elas não conseguem manter memórias de curto prazo e a concentração. Além disso, perdem um pouco da capacidade de reter novas informações. Por outro lado outra pesquisa indicouque ratas fêmeas que eram mães aprendiam mais rápido e tinham melhor capacidade de resolver problemas do que ratas virgens.
O esquecimento também pode ter origem na expectativa que a futura mamãe sente em relação às mudanças de vida que virão em alguns meses. E é preciso considerar também que todos os preparativos para a chegada do bebê já são suficiente para ocupar a cabeça de qualquer pessoa.
Para não cair no esquecimento
-Carregue na bolsa um caderninho ou bloco e escreva lembretes a qualquer momento. Depois, consulte todos os dias essas anotações.
– Faça um calendário bem detalhado, com suas atividades nas datas correspondentes.
-Acostume-se a colocar itens que usa com frequência, como chaves e óculos, no mesmo lugar.
-Fale em voz alta coisas que não quer esquecer, para memorizá-las melhor.
– Aproveite o esquecimento durante a gravidez para simplificar sua vida. Não se imponha tarefas demais antes do nascimento do bebê e inclua tarefas prazerosas na rotina, como tomar banho com calma, conhecer um novo restaurante, ir ao cinema…
Oi. Também estou grávida e ando muito esquecida. Ainda bem que há bastante informação para nós não pirarmos. Veja esta informação para completar http://www.gravidezsaudavel.com/esquecimento-na-gravidez-e-normal-2679.html
Obrigada pela dica, Sofia! Um abraço forte!