Muitas escolas fazem algumas reuniões no início do ano letivo. Nem sempre os pais conseguem acompanhar este momento, mas na medida do possível é importante se fazer presente, garantindo um horário na agenda de compromissos para investir mais na educação e aprendizado dos pequenos.
Neste primeiro encontro, os professores aproveitam para recolher o maior número de informações sobre os alunos. Tendo conhecimento de dificuldades, medos e também das atitudes positivas das crianças, eles podem atender às necessidades os pequenos mais plenamente. Até o momento deste encontro com os pais, os professores já passaram algumas horas com a classe e terão muitas ideias para compartilhar e enriquecer com os pais.
Certifique-se de chegar à reunião no horário e com material para anotações (um bloco ou um notebook) e a sua lista de perguntas. Se você tiver muitas dúvidas sobre o seu filho, solicite ao professor um momento reservado, mantendo na reunião de pais somente as questões que podem interessar a todos. Este momento em separado permite uma discussão mais ampla.
Você preparou algumas questões, mas não consegue colocar no papel todas as suas dúvidas? Vamos indicar aqui algumas opções; confira e veja o que se encaixa com a realidade da sua família!
– Quais as áreas são pontos fortes do meu filho este ano?
– Quais os obstáculos que ele ainda precisa enfrentar?
– Quem são seus amigos mais próximos? Você vê o meu filho como um líder ou seguidor no seu grupo?
– A escola está usando o mesmo currículo e recursos do ano passado?
– Se não, como essas mudanças vão afetar meu filho?
– Quais as competências organizacionais e hábitos de estudo que meu filho precisa melhorar para se tornar um melhor aluno?
– Como você vê meu filho daqui 20 ou 30 anos?
Esta última pergunta pode parecer um pouco “fora do muro”, mas se você tirar um bom tempo para conversar com os professores dos seus filhos, verá o quanto eles enxergam além nos pequenos. Ver os filhos pelos olhos de outra pessoa ajuda a incentivar uma característica ou habilidade que só recentemente veio à tona.
O início do ano letivo é o momento de reiniciar o trabalho educacional das crianças, o que exige um pouco mais de tempo e dedicação dos pais, juntamente com os professores. Depois deste início, tudo fluirá melhor!