Blog :: Xalingo

Como enfrentar o calor durante a gravidez – Truques no dia-a-dia

Além da escolha das roupas, algumas outras dicas podem ajudar a evitar a sensação de calor excessiva.

1- Controle o ganho de peso e tente se manter na média de um quilo por mês. Quanto mais você engordar, mais calor vai sentir.

2- Evite banhos muito quentes. O ideal é o mortno, já que o frio pode provocar cãibras.

3- Beba dois a três litros de água ou chá por dia.

4- Coma frutas geladas. Elas ajudam a refrescar e ainda hidratam!

5- Evite comidas com muita gordura. Elas fazem seu organismo trabalhar mais para digeri-las, aumentando a sensação de calor. Prefira saladas com folhas cruas. Sopas frias, como o gaspacho, também são uma ótima opção.

6 – Se você fazia exercícios físicos antes, experimente trocá-los por atividades aquáticas. E se não fazia, que tal aproveitar o momento para começar?

8- Prefira sapatos abertos e com saltos baixos.

9- Deixe as compras e atividades pesadas para dias mais amenos e evite lugares muito cheios.

10- Se tiver cabelos longos, mantenha-os presos sempre que puder. Invista em coques, lenços e tranças: eles estão na moda e te deixam mais fresquinha.

11- Carregue na bolsa um spray de água termal, vendido em farmácias e perfumarias. Borrife sobre o rosto e pescoço várias vezes ao dia. E não esqueça do protetor solar!

12- Se você estiver usando meias de compressão, coloque-as dentro de um saquinho no congelador na hora em que entrar no banho. Ao sair do banho, vista-a. Verá que a sensação de calor é bem menor.

13- Aplique cremes à base de cânfora ou hortelã nos pés e nas pernas. Eles deixam uma sensação geladinha. Mas converse antes com seu ginecologista para ver se não há risco de alergias.

14- Molhe o rosto, o pulso e a parte de trás do pescoço no decorrer do dia com água fresca. Se estiver na rua, o spray de água termal pode ser usado nessas partes do corpo também!

15- Na hora de escolher um hidratante, prefira os menos oleosos, que dão uma sensação maior de refrescância. Os em gel podem ser colocados na geladeira para dar uma sensação de frescor ao aplicar.

16- Muitas gestantes abominam qualquer tipo de perfume mas outras têm uma tolerância maior e gostam de se sentir cheirosinhas. É importante escolher fragrâncias refrescantes, o que vale também para os cosméticos. Alecrim, hortelã e menta são boas opções. Evite perfumes muito concentrados.

Fonte: Gestantes.Net

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *