Blog :: Xalingo

As crianças e a organização do lar – parte 2

Ontem falamos sobre as crianças e tarefas domésticas. Hoje, vamos refletir um pouco mais sobre o assunto: qual é a importância deste posicionamento, como ele pode ajudar as crianças a desenvolverem mais responsabilidade…

Transforme as tarefas em rotina

Estas são tarefas domésticas típicas que requerem uma atenção diária. Mas quanto mais os filhos forem incentivados a vê-las como tal, maior a probabilidade de eles desenvolverem esses hábitos para uma vida melhor.

Este é o objetivo de dar tarefas aos filhos. Não é para tornar nossa vida mais fácil – afinal, ensinar a forma correta e ajudar no começo pode exigir muito mais esforço do que simplesmente fazer. O objetivo real é proporcionar aos pequenos as habilidades e hábitos que serão levados para a idade adulta. Tarefas são parte da vida cotidiana, e é assim que nós as tratamos. Queremos que as crianças se acostumem com a limpeza e organização, entendendo que com as tarefas conquistam um lugar melhor para viver. Além disso, você só estará exigindo deles aquelas pequenas coisas que eles provavelmente terão que fazer para o resto das vidas: organizar a louça, arrumar a cama…

Não espere que eles se lembrem

Lembre-se que você está educando crianças de sete anos ou menos. Por isso, não espere que elas lembrem-se sempre das coisas que devem fazer. O ideal é sempre pedir ou questionar sobre algo que deve ser feito, até que a tarefa se torne hábito. Afinal, foi assim que você agiu para ensinar a tomar banho todos os dias, escovar os dentes após as refeições…  Também é interessante que os adultos tenham suas rotinas diárias, servindo de exemplo para os pequenos.  E não precisa ser um ditador: se chegou a hora da tarefa, lembre a criança e deixe-a terminar o que está fazendo para depois cumprir seu compromisso.

Trabalhem em conjunto

As tarefas são um assunto de família e, normalmente, todos fazem as suas tarefas ao mesmo tempo e nos mesmos espaços. Por isso, pode-se organizar as tarefas e fazê-las em conjunto. Se você vai colocar as roupas para lavar, seu filho pode ajudar a separar os itens por cor. É importante que os filhos sintam-se parte importante da equipe! Além disso, o trabalho e equipe carrega uma energia diferente, mais positiva e alegre, o que acaba tornando as tarefas domésticas um trabalho divertido!

Concentre-se no privilégio responsável

Uma coisa que pode funcionar é tratar certas tarefas como um privilégio. Incentive seus filhos a serem fieis às pequenas coisas para conquistarem o direito de realizar tarefas que considerem mais atraentes. Um exemplo: se seu filho é pequeno e deseja ajudar o pai a colocar a louça na mesa, diga que primeiro ele precisa executar bem uma tarefa já dada para depois passar para a outra. Esse método funciona bem com crianças de cerca de 7 anos, que estão em uma idade em que desejam ajudar!

Diminua as expectativas

Quando você determina uma tarefa às crianças, deve estar preparado para que ela não seja executada com perfeição ou da mesma forma que você faria. Se seus filhos são responsáveis por dobrar e guardar a própria roupa, você poderá encontrar gavetas bagunçadas. E você deve saber disso! Esperar a perfeição de crianças pequenas resulta em frustrações em todos os lados. É claro que as crianças podem realizar tarefas com perfeição, mas diminuir as expectativas ajuda os pais a darem aos pequenos uma boa chance de aprender!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *