Blog :: Xalingo

As crianças e a organização do lar – parte 1

Nem sempre, a combinação crianças e tarefas domésticas dá certo. Os pais tentam ensinar aos filhos a importância de participar das atividades da casa, mas os pequenos não colaboram, deixam as suas tarefas de lado, reclamam ao ter que fazer o básico… Mas essa é uma luta diária que vale a pena, pois ensina às crianças ética de trabalho adequado, responsabilidade, gestão do tempo e também a importância da família.

Cada casa certamente tem tarefas diárias que podem ser cumpridas pelos filhos, assim como algumas atividades semanais. Alguns pais podem achar difícil que as crianças completem tarefas em casa, ainda mais se elas forem diárias. Mas não é! E ainda trás vantagens, como:

– é mais fácil fazer as tarefas se encaixarem na rotina se elas forem realizadas e cobradas diariamente;

– a maioria dos afazeres domésticos leva menos tempo se forem feitos diariamente e não semanalmente;

– as crianças aprendem que a vida requer manutenção diária;

– as crianças se acostumam a viver em um ambiente organizado e, por isso, tornam-se mais propensas a desejá-lo e mantê-lo assim;

– as crianças aprendem a ter responsabilidade e entendem a importância de cuidar das suas coisas;

– as crianças começam a reconhecer que a “limpeza” é o último passo de qualquer projeto.

Com essas ideias em mente, comece a incentivar seus filhos para completar cinco tarefas simples diariamente. Elas não são grandes, fantasiosas, novos ou impressionantes; são tarefas domésticas típicas que requerem uma atenção diária. E quanto mais os pais incentivam os filhos a vê-las dessa forma, mais propensos eles ficam para desenvolver esses hábitos que ajudam a ter uma vida melhor.

Fazer a cama. Quando o pequeno levanta, ele pode colocar cobertas ou lençóis e as almofadas e travesseiros no lugar e depois começar a rotina de higiene. É simples e rápido!

Coloque as roupas no lugar. Casacos e sapatos usados são guardados no armário. Calças, camisas e peças íntimas sujas vão para o cesto de roupa suja ou direto para a lavanderia. E nada fica no chão!

Arrumar a louça. Quem termina de comer pode colocar seu prato e talheres sujos na pia. Se o seu filho é maior, pode ajudar a guardar as sobras de comida enquanto você lava a louça. Da mesma forma, se ele está em casa na hora de organizar a refeição, pode ajudar a colocar as coisas na mesa.

Arrumar o banheiro. Banheiros podem ficar bagunçados, pois são uma área pequena e de uso comum de todos da casa. Para evitar a confusão, que tal estabelecer regras: a principal é “usou, guarde”.

Guardar os brinquedos. Cada brinquedo tem uma casa e cada brinquedo deve encontrar o seu lugar de volta no final do dia. É verdade que há algumas circunstâncias atenuantes que podem afetar a conclusão deste todos os dias, mas como uma regra geral: se usou, devolva ao lugar.

Fica claro que nenhuma dessas tarefas demora muito tempo nem demanda muito esforço para serem concluídas se forem feitas imediatamente. Por isso, sugerimos que você comece agora a pensar: quais tarefas que você exige de seus filhos diariamente? O que poderia incluir nessa lista? Lembre-se sempre de exigir algo que a idade do pequeno comporte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *