Blog :: Xalingo

Não se sinta culpada: pesquisa diz que mães que trabalham são mais felizes e saudáveis

Você sabia que as mulheres que voltam ao mercado de trabalho após o nascimento dos filhos têm uma melhor saúde geral e menos sintomas depressivos? Pois foi o que uma pesquisa, realizada nos Estados Unidos e divulgada recentemente pela revista Veja, apontou. Segundo o estudo, publicado no Journal of Family Psychology, trabalhar durante a infância dos filhos pode fazer bem à saúde mental e física das mães. A pesquisa indica que as mulheres que saem de casa para trabalhar após o nascerem os filhos tendem a ter uma melhor saúde geral e menos sintomas depressivos.

A pesquisa entrevistou cerca de 1.500 mães, de 10 localidades diferentes dos Estados Unidos. Destas, 14% eram mães solteiras. O período considerado no estudo foi de 10 anos, com início logo após o nascimento da criança. Em todos os casos, os resultados favoreceram o trabalho em tempo parcial, frente àquele em tempo integral ou nenhum trabalho. Mas, em muitos casos, a sensação de bem estar da mãe não tinha diferença entre as que trabalhavam meio período e o dia todo.

As mães que trabalhavam em tempo parcial aparentavam ter uma melhor saúde e menos casos de depressão. Mas a saúde geral e apenas sintomas depressivos eram essencialmente iguais entre as que trabalhavam em período integral e as em período parcial. A diferença foi mais evidente, no entanto, em relação à qualidade do tempo com os filhos: as mães que trabalhavam meio período demonstraram níveis mais altos de sensibilidade com as crianças.

O estudo dá indícios de que é necessário um pensamento mais aprofundado sobre fatores como status profissional, flexibilidade de horários, compromissos de trabalho e turnos. Seria ideal que as mães passassem algumas horas em ambientes adultos e desfrutassem de níveis de satisfação profissional – além de certa liberdade financeira.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *