Já tornou-se rotina ouvir – e até repetir, como conselho – que os filhos espelham-se nos pais e nas mães para formarem seu caráter, seu comportamento e sua forma de encarar o mundo. Mas o que era antes era somente um conselho, agora tem comprovação em números. Segundo o estudo “Quem me inspira”, realizado pela Giacometti Comunicação, as mães são a maior fonte de inspiração dos consumidores.
A proposta da pesquisa foi avaliar quais pessoas e valores são capazes de inspirar transformações, além de identificar personalidades mais admiradas. Em resposta à pergunta “quem te inspira?” a resposta “mãe” foi citada por 46% dos entrevistados. Em segundo lugar, aparece “pai” (com 33%) e em terceiro “amigos” e “irmãos” (10% cada).
A admiração pelas pessoas também foi pesquisada. Entre os famosos, os mais citados foram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (19%), Silvio Santos (10%), Ivete Sangalo e Ronaldo Fenômeno (6% cada). Já entre os ídolos, lideraram as escolhas Jesus Cristo (10%); o ex-presidente Lula (7%); Chico Xavier (5%); Ronaldo Fenômeno (5%); os pais (4%) e Ayrton Senna (4%).
A pesquisa foi dividida em duas fases: qualitativa e quantitativa. No total, foram entrevistadas 400 pessoas divididas em classe AB (100 homens e 100 mulheres) e classe C (100 homens e 100 mulheres).