Blog :: Xalingo

Como organizar o quarto do bebê

Você está grávida e feliz da vida por isso? Parabéns! Mas, ao mesmo tempo, está vivendo o dilema de todas as futuras mamães: como oferecer o melhor para a criança que está por vir? Para dar uma ajudinha sobre parte das dúvidas, Thais Godinho, do site Vida Organizada (link www.vidaorganizada.com) preparou uma lista bem legal de dicas para escolher e montar o quarto do bebê. Siga essas dicas de organização e facilite o seu trabalho:

  • Escolha o quarto mais escurinho da casa ou use cortinas com efeito black-out. É claro que o bebê deve aprender a diferenciar o dia da noite. Mas a questão é que amanhece as 5h e você provavelmente espera que o bebê durma um pouquinho mais, tipo até as 7h. A cortina black-out ajuda a adiar um pouco o despertar natural.
  • Anote as medidas do quarto  e leve-as ao pesquisar móveis. Também tenha uma trena. O ideal é comprar sempre os móveis na proporção exata. E você ainda pode buscar soluções específicas conforme o tamanho do quarto.

  • Busque listas de compras de sites e lojas de decoração como guia. Mas você não precisa de tudo que tem nelas! Elas serão apenas um guia para avaliar suas necessidades sem esquecer do essencial.
  • Organize o quarto por áreas de atividades, lembrando que no quarto do bebê você vai amamentar, trocar fraldas e roupas, colocar o bebê para dormir e, mais para frente, brincar com ele no chão. Pense nessas funções na hora de organizar tudo: muitas vezes guardamos as fraldas longe do trocador, por exemplo.


  • Na área de amamentação, tenha um lugar sentável para amamentar, um criado-mudo com uma luminária e espaço para colocar o restante das coisas (paninhos para limpar o seio e a boca do bebê e também uma jarra com água, um livro e até um tocador de mp3 com fones de ouvido).
  • Na área de troca de fraldas e de roupas, mantenha um cesto com algumas fraldas, um pote com algodão, uma garrafa térmica com água quentinha, pote para colocar a água da garrafa e pomada contra assaduras.
  • Lembre-se também de pensar na segurança do quarto para quando o bebê começar a se movimentar sozinho. Tampas para tomada e protetores de portas e gavetas fazem parte do arsenal.
  • Tenha espaço para circulação, pois você ficará muito tempo ali, sozinha ou com visitas. Assim, você também terá um espaço para o bebê ficar no chão e ser estimulado a engatinhar, rolar, andar.

Para encerrar, Thais Godinho dá a dica: “Ficando de olho nas atividades do dia-a-dia, é mais fácil organizar o quarto do bebê de forma funcional e prática para o dia-a-dia tão cansativo como é no começo. Não perca de vista as necessidades reais em busca somente da beleza, pois você pode se arrepender”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *