Você está grávida e feliz da vida por isso? Parabéns! Mas, ao mesmo tempo, está vivendo o dilema de todas as futuras mamães: como oferecer o melhor para a criança que está por vir? Para dar uma ajudinha sobre parte das dúvidas, Thais Godinho, do site Vida Organizada (link www.vidaorganizada.com) preparou uma lista bem legal de dicas para escolher e montar o quarto do bebê. Siga essas dicas de organização e facilite o seu trabalho:
- Escolha o quarto mais escurinho da casa ou use cortinas com efeito black-out. É claro que o bebê deve aprender a diferenciar o dia da noite. Mas a questão é que amanhece as 5h e você provavelmente espera que o bebê durma um pouquinho mais, tipo até as 7h. A cortina black-out ajuda a adiar um pouco o despertar natural.
- Anote as medidas do quarto e leve-as ao pesquisar móveis. Também tenha uma trena. O ideal é comprar sempre os móveis na proporção exata. E você ainda pode buscar soluções específicas conforme o tamanho do quarto.
- Busque listas de compras de sites e lojas de decoração como guia. Mas você não precisa de tudo que tem nelas! Elas serão apenas um guia para avaliar suas necessidades sem esquecer do essencial.
- Organize o quarto por áreas de atividades, lembrando que no quarto do bebê você vai amamentar, trocar fraldas e roupas, colocar o bebê para dormir e, mais para frente, brincar com ele no chão. Pense nessas funções na hora de organizar tudo: muitas vezes guardamos as fraldas longe do trocador, por exemplo.
- Na área de amamentação, tenha um lugar sentável para amamentar, um criado-mudo com uma luminária e espaço para colocar o restante das coisas (paninhos para limpar o seio e a boca do bebê e também uma jarra com água, um livro e até um tocador de mp3 com fones de ouvido).
- Na área de troca de fraldas e de roupas, mantenha um cesto com algumas fraldas, um pote com algodão, uma garrafa térmica com água quentinha, pote para colocar a água da garrafa e pomada contra assaduras.
- Lembre-se também de pensar na segurança do quarto para quando o bebê começar a se movimentar sozinho. Tampas para tomada e protetores de portas e gavetas fazem parte do arsenal.
- Tenha espaço para circulação, pois você ficará muito tempo ali, sozinha ou com visitas. Assim, você também terá um espaço para o bebê ficar no chão e ser estimulado a engatinhar, rolar, andar.
Para encerrar, Thais Godinho dá a dica: “Ficando de olho nas atividades do dia-a-dia, é mais fácil organizar o quarto do bebê de forma funcional e prática para o dia-a-dia tão cansativo como é no começo. Não perca de vista as necessidades reais em busca somente da beleza, pois você pode se arrepender”.
Ótimas dicas!