Blog :: Xalingo

Como fazer as crianças se exercitarem

Nós já falamos sobre os males da obesidade infantil e como evitá-la (link), e também já demos uma série de dicas sobre alimentação saudável (link, link, link). Mas nem só de boas escolhas à mesa fazem a saúde e a estética dos pequenos. Fazer exercícios físicos é imprescindível não apenas para evitar o sobrepeso, mas também para melhorar a respiração, a coordenação motora e a sociabilidade dos pequenos. Porém, em uma época em que as crianças vivem às voltas de computadores, videogames e outros brinquedos tecnológicos deveras atrativos, muitas vezes se faz difícil convencê-las a brincar ao ar livre ou fazer exercícios físicos.

Para fazer com que seus filhos se exercitem, é importante fazer deste momento algo prazeroso. Deixar que eles escolham o esporte favorito é interessante, para que não se torne uma obrigação. Tornar o momento da atividade uma diversão, mesclado com brincadeiras também é ótimo. Junte as crianças da vizinhança, ou os primos, e organize alguma atividade de final de semana. Que tal ensiná-los às brincadeiras de seu tempo, como caçador, “bobinho” ou peteca?

Outra alternativa é organizar passeios que envolvam atividades. Que tal ir a um parque ou alguma cidade próxima que tenha áreas arborizadas e fazer uma caminhada leve, seguida de um piquenique com alimentos saudáveis. Aproveitar o verão para jogar bola na piscina ou fazer um banho de mangueira com direito a “guerrinha de bexigas” também são ótimas alternativas!

O importante é apenas respeitar os limites da criança, e não forçá-la: o gosto deve ser incentivado e desenvolvido pouco a pouco. Além de ser ótimo para a saúde do pequeno, também pode ser um incrível momento de socialização para a família. Divirtam-se!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *