Blog :: Xalingo

Dicas para contratar uma babá

Mães que trabalham fora e que não querem que seus filhos fiquem em turno integral na escola acabam optando pela contratação de uma babá para cuidar dos pequenos. As babás são, atualmente, figuras importantes na estrutura familiar e, por isso, merecem atenção especial na hora da contratação.

Pensando nisso, a empresária do setor infantil Camila Espinoza Diniz, mãe da pequena Bruna, de três anos, compartilhou no Facebook algumas dicas para escolher esta pessoa que vai ajudar a cuidar e educar seus filhos, tarefa que exige cuidado e, é claro, confiança.

* Como a primeira impressão é a que fica, é fundamental observar atentamente as candidata durante a entrevista. Este também é o momento de questionar tudo; por isso, tenha em mãos uma lista das questões que não podem ser esquecidas. Também é bom prestar atenção em como ela fala, se porta e os cuidados com a higiene.

* Na entrevista, também pergunte sobre a vida pessoal dela. Isso evita problemas como contratar uma pessoa que vai te deixar na mão depois de dois meses porque engravidou ou uma babá-baladeira que chega na segunda-feira de ressaca.

* Camila fez sua seleção sempre lembrando a frase de um amigo: “Se algo te incomodar, dispense. Com o tempo a tendência é piorar!”. Ou seja, não contrate alguém que agradou “mais ou menos”. Entreviste a candidata quantas vezes precisar, ligue para as referências anteriores e proponha um teste antes de efetivar.

* Antes de começar a seleção, deve-se definir prioridades: se quer uma babá hiper responsável, ela pode não ser a melhor humorada; aquela que é mais desencanada e flexível pode ser a mais responsável. Ao definir prioridades, considere seu estilo de vida e o que é mais importante para você.

* Clareza é fundamental neste momento! Limites devem ser definidos desde o início e de forma clara. Deixe claras as funções e o que espera dela, assim como os limites de sua atuação. Regras importantes devem ser impostas com firmeza. Muitas babás experientes ficam apegadas a métodos que caíram em desuso ou não são mais recomendados pelos médicos. Se isso ocorrer, explique sua decisão em uma conversa séria.

* Lembre-se que muitas vezes as crianças se apegam às babás, gerando ciúme das mães. Use o bom senso: você realmente está distante ou o pequeno está fazendo cena para conseguir algo? Se você achar que deve passar mais tempo com seu filho, tente mudar essa situação.

* É importante manter a privacidade, cuidando o que fala na frente da babá, como discutir com o marido ou fofocar com a melhor amiga no celular.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *