Blog :: Xalingo

Parabéns, Xalingo, pelos 64 anos de trabalho pensando nas crianças!

A Xalingo faz parte da sua vida! Mas e o que você sabe sobre a Xalingo? Hoje, dia 30 de setembro, a empresa completa 64 anos dedicados ao mundo infantil, desenvolvendo produtos que auxiliam no desenvolvimento social e intelectual das crianças.  Vamos aproveitar este dia tão especial para nós e contar pra você a nossa história!

Era uma vez três grandes amigos: Xavier, Lindolfo e Ingo. Em 1947, eles se uniram para iniciar um novo empreendimento: a Xavier e Braunger e Cia Ltda, uma pequena fábrica de artefatos de madeira. Como primeiro trabalho, eles produziram chapas litografadas para aulas de marcenaria. Com o passar dos anos, o negócio foi crescendo e a linha de produtos em madeira ampliada até que, em 1967, a empresa passou a trabalhar também com transformação em plástico, iniciando com a produção de esquadros 45°.

Aos poucos, novos produtos foram incorporados à produção da empresa, que passou a usar a marca Xalingo. O nome, uma homenagem aos fundadores, foi formado a partir do prenome de cada um: XAvier, LINdolfo e InGO. Os bons resultados e as necessidades do mercado foram decisivos para que a empresa passasse a investir em outros segmentos.

Este é o Xalinguinho, primeiro mascote da Xalingo

A Xalingo Soluções foi criada em 1998 focada em clientes da área agrícola, para quem foram produzidos itens personalizados além dos produtos já existentes no mercado. O primeiro produto foi uma caixa de sementes para empresa Bandeirante, de Passo Fundo (RS). Atualmente, a linha conta com mais de 350 itens para clientes do setor de agronegócios, suinocultura e avicultura do sul do país.

Depois de 64 anos, a Xalingo destaca-se entre as dez maiores fabricantes de brinquedos do Brasil, contando com uma linha de mais de 850 produtos que estimulam o lazer e a educação em diferentes idades. Da pequena fábrica que beneficiava itens de madeira, a empresa evoluiu para o Grupo Xalingo, formado por  uma empresa e duas marcas: a Xalingo Brinquedos e a Xalingo Soluções.

Uma equipe de quase 600 colaboradores empenha-se na produção de 1,5 milhão de brinquedos por ano, os quais podem ser encontrados em todo o Brasil. Mas não são somente as crianças do Brasil que se divertem e aprendem com a Xalingo. Afinal, a empresa exporta suas novidades para 12 países da América do Sul e Central, Europa e África.

1 comentárioDeixe um comentário

  • Parabéns Xalingo!!! Fico feliz em saber que uma empresa como esta e de Santa Cruz do Sul está cada vez mais se firmando no mercado de brinquedos!!!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *