Blog :: Xalingo

Dores de crescimento na infância

As chamadas dores de crescimento ocorrem normalmente entre crianças de 3 a 13 anos e não tem uma causa definida. Cerca de 25% das crianças que chegam até os reumatologistas pediátricos queixam-se de dor nas pernas e fadiga muscular.

Conforme os pediatras, nessa fase, os tendões da criança estão tencionados por causa do crescimento ósseo. Atividades físicas ou esforços mais pesados podem sobrecarregar a musculatura e causar dor, principalmente nos membros inferiores.

Não existe uma explicação científica para as dores, mas sabe-se que, muitas vezes, elas estão relacionadas também a questões emocionais. Porém vale lembrar que as dores realmente existem e não são apenas um capricho da criança.  O que ocorre, muitas vezes, é que a necessidade de atenção é tão real quanto a dor que ela sente.

Os pais devem ficar de olho nas dores, fazer massagens e compressas que aliviem e, se no outro dia as crianças acordarem bem, é provável que seja somente dor de crescimento. Entretanto, se a dor persistir e se tornar muito intensa, a criança deve ser examinada por um médico para eliminar a possibilidade de problemas mais sérios, como doenças articulares, reumáticas e ósseas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *