Atualmente, os bebês nascidos prematuros já podem dispor de uma vida normal e infância saudável graças aos avanços da medicina – e, claro, cuidados especiais e muito amor e carinho por parte dos pais!
O corpo humano é uma máquina perfeita e cada semana de uma gestação é dedicada ao desenvolvimento de um órgão ou sistema do corpo do bebê. Assim, o bebê nascido antes da hora apresenta algumas partes do corpo mais fracas ou com o desenvolvimento incompleto. Por isso, a UTI neonatal costuma ser utilizada e alguns cuidados especiais tornam-se indispensáveis. Um dos problemas que os bebês prematuros costumam apresentar é uma dificuldade para regular a temperatura corporal, o que faz com que a incubadora seja necessária. A UTI, por vezes, não se faz precisa necessariamente por problemas de saúde propriamente ditos, mas por vezes torna-se apenas a alternativa mais segura e higiênica para um pequeno que ainda tem as defesas tão baixas.
Nesse período inicial, todo o suporte necessário é dado por uma equipe de médicos e enfermeiras que estão preparados para lidar com esse tipo de situação. Mas, deixando o hospital, é importante que mantenhamos alguns cuidados para assegurar a saúde e o bom desenvolvimento do nosso bebê!
Um bebê prematuro, embora possua um sistema nervoso ainda imaturo, possui os sentidos em estado de alerta e reage igualmente a sons e toques. Mesmo assim, não convém que estimulemos em excesso com brincadeiras, toques e sons. É indispensável, para a evolução do bebê, que se respeitem os tempos de maturação.
Os cuidados com a higiene são de extrema importância mesmo depois da saída do hospital. O sistema imunológico de qualquer bebê é extremamente sensível, então se tratando de um prematuro, se deve tomar um cuidado redobrado. É importante que se restrinja as visitas no início, tomando cuidado com possíveis resfriados ou bactérias. As visitas também podem ser incômodas por apresentarem um excesso de estímulos para um bebê que está acostumado com calma e silêncio. Lembre-se também de manter a casa sempre bem arejada e as mãos de todas as pessoas que tiverem contato com o bebê bem esterilizadas, bem como todos os utensílios.
Os passeios nos primeiros meses também devem receber atenção, ainda na preocupação com questões de higiene e hiper-estimulação. É bom que se evitem locais muito fechados, muito cheios ou onde possam haver pessoas doentes, além de evitar passeios muitos longos.
Quanto à alimentação, é possível que os prematuros, por não terem muita força, tenham dificuldade para sugar o peito, mas é importante que se estimule esse momento para criar um laço íntimo com a mamãe. Mas estimular não significa apressar! O estômago desses bebês também costuma ser muito pequeno, então é importante que se alimente muitas vezes em pequenas quantidades. Para passar do leite para outros alimentos, é bom não deixar de consultar a opinião do pediatra.
Para dormir, é importante que haja sempre alguém por perto, e que o bebê durma de lado, evitando que se engasgue com o vômito. Travesseirinhos específicos para manter a posição do bebê enquanto dorme são de grande ajuda nesses primeiros meses. Mesmo enquanto não dormindo, mas deitada, é importante que se deixe o bebê num ângulo de 30 º, para evitar o refluxo.
Se tratando do banho, bebês prematuros muito pequenos podem tomar banho em dias alternados. Higienize bem suas mãos e verifique se a água não está quente demais, testando-a em seus punhos. Deixe todos os itens à mão, sente-se confortavelmente ao lado da banheira e comece a higienização pelo rosto do bebê, com ele ainda vestido. Lave suavemente os olhos e o rosto, sem utilizar o sabonete. Seque com uma toalha, limpe com um paninho orelhas e pescoço. Lave suavemente a cabecinha com xampu ou sabonete. Após isso, inicie o banho. O bebê poderá agitar-se ou chorar, então trate de acalma-lo carinhosamente, aproveitando mais esse momento de criação de vínculos entre mãe e filho.
Seguindo essas dicas e com todo o seu amor e carinho, temos certeza que o seu bebê vai atingir o desenvolvimento ideal muito em breve!