Blog :: Xalingo

Segurança no transporte dos pequenos

Prezar pela segurança das crianças é mais do que um dever de pais é mães: é um ato de amor.

O uso adequado de dispositivos de segurança ajuda a manter as crianças seguras e minimiza os efeitos em caso de acidentes. Uma resolução do Contran visa mais segurança as crianças e estabelece regras para o transporte de crianças em veículos.

É proibido levar qualquer criança, mesmo que seja um bebe recém nascido no colo, assim como amamentar com o carro com movimento. Isso acontece porque em caso de freadas bruscas, o corpo do adulto pode ser projetado para cima da criança e machucá-la.

Os dispositivos obrigatórios, sobre a nova Lei para transporte de crianças são:
Até 1 ano ou menos de 10 kg: Bebê conforto ou assento infantil conversível que devem ser posicionados de forma que a criança fique de frente para a traseira do veículo. Isso evita que a cabeça do bebê seja impulsionada para frente, com o risco de machucá-lo, em caso de freadas.


Acima de 1 ano ou mais de 10 kg até 7 anos: devem usar um assento infantil conversível que permite posicionar a criança olhando para a frente ou a traseira do veículo. Nessa idade elas podem ser posicionadas olhando para a frente, mas  é preferível que sejam mantidas virada para a parte de trás do carro o maior tempo possível.

A partir dos 7 anos até 1,20m: Assento de apoio. Nessa idade as crianças não cabem em acentos infantis, mas o cinto de segurança do carro ainda não se adapta corretamente ao seu corpo, pressionando seu pescoço. Quando a criança atinge a estatura próxima dos 1,20m o cinto já fica preso corretamente e a criança não precisa mais do assento.

Crianças maiores: Assim como qualquer passageiro de um veículo, devem usar o cinto de segurança. Até os 13 anos devem ser mantidas no banco de trás.

Em qualquer idade, antes de sair com o veiculo, confira se o cinto está prendendo bem o bebê conforto ou a cadeira infantil e se o cinto dessas está prendendo bem a criança, sem sufocá-la e sem folgas.

Aproveite os passeios com as crianças, mas nunca deixe de lado a segurança delas!

2 ComentáriosDeixe um comentário

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *