Blog :: Xalingo

O carinho que estimula

Inúmeras são as recomendações dos pediatras para a boa saúde dos bebês. É importante que elas sejam seguidas para o bem dos pequenos.

Nos primeiros meses o bebê começa a descobrir seus movimentos, conhecendo seus membros. Para ajudar nessa etapa, nada melhor que a atenção da mamãe. Carinhos e pequenas brincadeiras servem de estímulo e podem ser executados em situações do dia a dia, como durante o banho, a troca de fraldas ou logo que o bebê acorda.

Brincando com as mãos

Ver um objeto próximo é o suficiente para que as mãozinhas se movam em sua direção. Um momento de carinho e cumplicidade, é quando os filhos começam a descobrir como são seus pais. Permitir que eles peguem no rosto, cariciando e mexendo, faz com que ele se sinta seguro e atento. Deixar que ele segure a mão do adulto deixa a criança se sentindo protegida e fazendo a descoberta de algo igual ao seu só que maior.

Fazer caretas

As expressões que são desenvolvidas pelos pequenos são aquelas que ele aprendeu imitando a mamãe e o papai. Fazer uma careta pra ele é estimular o bebê a fazê-la também. Eles prestam muita atenção aos gestos e ações daqueles que cuidam deles, pois são a sua referência. Brincar de careta desperta a criatividade e gera uma grande felicidade para ambos: o pequeno porque aprendeu algo novo e ao adulto porque vê o desenvolvimento do pequeno.

Os pés

Desde que aprendem a colocar as perninhas pra cima e conseguem enxergar os seus pés, os bebês os observam. Um dos primeiros estímulos é contrair os dedinhos. Brincar com objetos fofos, como pelúcia ou mesmo com a mão, gera risadinhas e uma sensação de felicidade ao pequeno.

Onde está?

O primeiro contato que o bebê tem com as pessoas próximas a ele é com a voz e acontece já na barriga da mamãe. Se esconder atrás de um pano ou ao lado do bebê para que ele descubra de onde vem a voz é um exercício de reconhecimento auditivo e de movimento do bebê.

O importante é não perder nenhum momento com os pequenos, ações simples e que podem ser praticadas de forma rápida são importantes para o desenvolvimento do bebê e também para o relacionamento dele com as pessoas a sua volta.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *