Passatempo preferido de criança é brincar, não poderia ser diferente. Mas e a bagunça? Brinquedos espalhados pela casa, por todos os cômodos onde a criança passou. E a mãe, tentando manter a ordem. Como fazer?
Acredite: a melhor coisa é ensinar a criança que se ela bagunçou, ela deve organizar.
Quando a brincadeira terminar é importante que os pais digam: “filho, agora é hora de guardar os brinquedos”. Ser claro com a criança é a melhor forma para convencê-la a fazer as coisas. Dar o exemplo também é uma alternativa facilitadora.
Separar os brinquedos, ursos, carrinhos, bonecas, joguinhos, bolas, deixando cada um em uma gaveta ou caixa ajuda a dar noção de diferenciar as coisas. Ofereça-se para ajudar e depois a criança automaticamente vai percebendo que esse é o dever dela, “a mamãe tem as tarefas dela, essa é a minha”. Crianças menores, nem sempre tem autonomia para guardar da forma correta, ou como os pais gostariam. De qualquer forma, o esforço dela precisa ser valorizado.
Quando a criança pergunta “mãe, onde está meu jogo de montar?” é um bom momento para lembrar que se ela tivesse guardado no local certo, de forma organizada, ela saberia onde está.
Essa atividade pode parecer entediante para os pequenos, mas ela é um passo importante para educar para a vida adulta, onde a organização é fundamental. Crescer tendo essa noção vai ajudar muito quando ele precisar se virar sozinho.
Quero uma dica de como se convencer a mãe comprar um brinquedo
que eu goste