Blog :: Xalingo

Como falar para os filhos que eles não estão de férias?

Com a suspensão das aulas, algumas crianças não compreendem que o momento não é de férias, mas sim de quarentena. Saiba como explicar ao seu filho, caso ele não esteja compreendendo a importância de permanecer em casa.

Para Claudia Petri, coordenadora de implementação regional do Itaú Social, o debate de forma lúdica ajuda as crianças e os adolescentes a processar as informações. “Quando conversamos, eles também estão produzindo conhecimento.”

É hora de reorganizar a rotina. Para isso, os adultos devem manter a calma. Também é o momento de estabelecer uma nova rotina, mostrar que mesmo as pessoas que estão trabalhando em casa não param de produzir. “Deixar claro que é uma fase que vai passar se todos colaborarem e é o adulto que precisa dar o exemplo. As crianças e os adolescentes têm a tendência de achar que tudo é festa e não é. Não adianta não ir para a escola e ficar no salão do prédio, jogando com os amigos é um tempo de recolhimento”.

Como convencer a criança? É um exercício da autoridade dos pais, não de forma autoritária, mas de conscientização e com base no diálogo. Para a psicopedagoga Ivone Scatolin, os pais não podem ser permissivos. “Crianças e adolescentes não podem ficar soltos, eles não estão prontos para isso, é preciso colocar limites, monitorar e mostrar para os filhos que isso é importante para eles também.”

Dicas

– Conversar sem causar pânico

– Falar sobre riscos, sobre cuidados com a saúde e com os mais vulneráveis

– Ouvir as crianças e debater com elas, esclarecer as dúvidas

– Estabelecer uma rotina de estudo

– Exercer a autoridade

– – – –

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube.
– – – –

Créditos da imagem: Freepik
Fonte: R7

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *