Blog :: Xalingo

Este baralho tem auxiliado crianças internadas a se sentirem melhor

Psicóloga desenvolveu baralho que visa amenizar o estresse e a ansiedade infantil, tendo como base a psicoterapia cognitiva comportamental.

 

Camilla Volpato Broering, doutora em psicologia hospitalar, foi responsável por criar o “Baralho Infantil da Hospitalização”, composto por 49 cartas que levam em conta que eventos geram pensamentos que conduzem a pensamentos.

 

“Quis levar essa lógica para o hospital. Trabalhar eventos marcantes desses locais, como por exemplo, a injeção. A criança pensa ‘vai doer’ e isso gera uma emoção: a tristeza. Isso reflete um comportamento que pode ser choro ou chamar a mãe”, explica Camilla.

 

As cartas lúdicas são divididas por categorias: eventos, emoções, pensamentos e comportamentos, além de cartas curingas. Elas são espalhadas em mesas separadas de acordo com cada grupo. Depois, o terapeuta estimula a criança a falar sobre as emoções e reações. Como são ilustrações, nem sempre a criança é obrigada a falar, bastando apontar o que está sentindo.

 

Fora isso, está presente em todas as categorias uma carta de interrogação, que permite ao paciente falar sobre qualquer outro tema.

 

“Um menino usou para dizer que tinha vergonha da camisola usada porque ficava com o bumbum de fora”, relata a profissional, que conta com 18 anos de experiência em hospitais.

 

Segundo Camilla, o ato de conversar e explicar para os pequenos o que eles estão passando ajuda a tranquilizar os pacientes, minimizando estresse e ansiedade.

 

A ideia saiu do papel em 2018, quando a psicóloga orientava uma aluna de estágio. O material é direcionado para uso de profissionais da saúde e pode ser encontrado no site da Sinopsys Editora.

 

Créditos da imagem: Camilla Volpato Broering / Arquivo pessoal

 

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCEu_wTApB06msiH5SXQ-JRg

 

Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/saude/noticia/2019/03/baralho-da-hospitalizacao-psicologa-fala-sobre-cartas-que-ajudam-criancas-internadas-cjtg3qywm035m01k0qaa6y99v.html

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *