Aqui no blog da Xalingo motivamos que os pais levem seus filhos para a cozinha. Já ensinamos várias receitas fáceis e bacanas para você fazer com o seu pequeno e se divertir muito.
Mas as crianças na cozinha, em qualquer idade, exigem supervisão cuidadosa, muita paciência e ajuda. É importante que a criança saiba que neste local existem equipamentos que precisam ser respeitados quanto ao seu uso e também facas e objetos cortantes que precisam ser manuseados com cuidado.
Confira abaixo alguns cuidados que você deve tomar para que a sua cozinha seja um local onde a criança pode frequentar sem medo:
Fogão: A criança precisa entender que o fogão é um local muito perigoso para elas e que é preciso sempre a supervisão de um adulto para mexer no equipamento. Use as bocas do fundo e atente para que os cabos das panelas fiquem fora do alcance dos pequenos.
Facas: O ideal é que as facas fiquem guardadas em uma placa magnética pregada na parede, em algum local onde a criança não possa alcançar.
Travas: Instale-as em gavetas e armários. Essa recomendação vale especialmente para crianças muito pequenas, que realmente não são capazes de entender certos perigos.
Eletrônicos: Tire da tomada os equipamentos e, de preferência, enrole o fio e guarde o equipamento em um local adequado.
Talheres: Mantenha-os fora do alcance dos pequenos. Mesmo facas de mesa, pouco afiadas, podem causar estragos se mal utilizadas.
Produtos de limpeza: Não deixe-os espalhados pela cozinha. Guarde-os em um armário, de preferência, que a criança não tenha acesso.
Botijão de gás: Se você usa na sua cozinha, certifique-se de que ele fique absolutamente fora do alcance das crianças.