Blog :: Xalingo

Como estimular a criatividade em crianças introspectivas?

Como estimular a criatividade em crianças introspectivas?

Comumente, a introspecção é confundida com a timidez. Afinal pessoas tímidas e introvertidas possuem comportamentos semelhantes. Mas isso é um equívoco.

Timidez é um sentimento de mal-estar e inadequação no contato com outras pessoas. Já a introversão é uma característica de personalidade relacionada com a forma da pessoa se relacionar com o meio a sua volta.

Enquanto na timidez, a criança apresenta um significativo bloqueio (medo de ser julgado) perante determinadas situações, a introspecção faz parte da sua personalidade. Ou seja, trata-se de uma característica psicológica – e não algo que deva ser motivo de preocupação.

Uma criança introspectiva se mostra mais contida emocionalmente e adora brincar sozinha, construindo um mundo particular, onde é possível existir alegria e criatividade.

No entanto, esse tipo de personalidade pode tornar-se motivo de preocupação por parte dos pais que, por terem personalidade diferente, acreditam que há algo de errado com os seus filhos.

Mesmo sabendo que esse é apenas fator da personalidade de um indivíduo, a Xalingo separou algumas dicas para os pais ajudarem a estimular a criatividade em crianças introspectivas.

1. Apresente lugares diferentes

Crianças introspectivas não desejam passar o tempo inteiro em suas casas, evitando se socializar com outras pessoas. Elas também adoram passeios a locais que não conhecem e que estimulam a curiosidade e a imaginação, como museus, parques, aquários e cidades diferentes. Novos ambientes, pessoas e mundos são ricos em estímulos e certamente expandem a criatividade das crianças. Que tal apresentar ao seu filho lugares que marcaram a sua infância e que apresentam belas recordações?

2. Incentive o interesse por um instrumento musical

A música também pode ser uma excelente forma de estimular a criatividade em crianças introspectivas e por vários motivos: ela aprende a ter autoconfiança; ela aprende a ser disciplinada; ela aprende a ter paciência; ela ajuda na construção de relacionamentos; ela cria oportunidades para um melhor desempenho na vida em sociedade. Mas é importante você não forçar a criança a aprender determinado instrumento. É mais interessante deixá-la livre para fazer a escolha dela. E caso ela comece as aulas e, mais tarde, queira parar, está tudo bem.

3. Crie um ambiente que ajude a estimular a criatividade

Ter um cantinho especial para as crianças explorarem sua criatividade é uma ótima ideia. Livros, brinquedos, jogos, instrumentos musicais e todos os elementos que motivem as crianças de forma lúdica possibilitam a fluidez das ideias. Mesmo que o seu filho ainda não saiba ler, ele aprende com os livros, pois apenas as figuras (ou ouvindo a leitura dos pais) já são capazes de ampliar a imaginação e o vocabulário dele.

Quanto aos brinquedos, a Xalingo tem produtos diferenciados para quem gosta de montar e desmontar, encaixar e desencaixar, que permitem reproduzir situações do cotidiano, além de estimular a imaginação e o raciocínio lógico da criança. E ainda desenvolvem a habilidade motora, incentivando a descoberta e a curiosidade, como, por exemplo, a Bancada Oficina Criações.

 4. Estimule o desenho e a pintura

O desenho e a pintura livres são outras ótimas ferramentas para estimular a criatividade em crianças introspectivas. Apesar de os livros de colorir também serem bons passatempos, pegar folhas, cartolinas, canetinhas, lápis de cor, e desenhar junto com os eles vale mais a pena. Você pode chamar um coleguinha da criança para que eles brinquem juntos, se preferir.

A Xalingo tem produtos muito divertidos para as crianças poderem personalizá-los do seu jeito, colorindo e decorando com tintas que acompanham o brinquedo como, por exemplo, o Quebra-Cabeça Carrinho de Pintura 3D.

O importante é não esquecer que uma criança com personalidade introspectiva não significa um problema. Ela apenas não gosta de interagir com muitas crianças. É essencial conhecer a fundo os filhos e aceitar o jeito deles, entendendo as diferenças de temperamentos e estimulando suas qualidades.

Caso você note introspecção em excesso, não deixe de conversar com um psicopedagogo ou psicólogo para maiores orientações sobre como proceder. O importante é que as crianças, independentemente de suas personalidades, estejam desenvolvendo suas habilidades físicas, psicológicas e sociais da melhor maneira possível.

Fontes:

https://blog.aquarelaparques.com.br/como-estimular-a-criatividade-em-criancas-introspectivas/https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/10/04/timidez-nao-e-o-mesmo-que-introversao-entenda-melhor-a-diferenca.htm

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *