Durante a infância as brincadeiras são especiais para os pequenos. Um mundo de diversão está ao redor das crianças, e tudo vira uma grande aventura. A participação dos pais é importante para a convivência e para desenvolver uma relação mais próxima entre pais e filhos, por isso, ensinar brincadeiras antigas, de suas épocas, além de proporcionar um tempo de qualidade com as crianças, vai ensinar sobre a diversidade delas com o passar dos anos.
Essas atividades ajudam a resgatar a cultura popular, incentivam os pequenos e pequenas a socializarem e desenvolverem várias habilidades. Por isso, trouxemos algumas brincadeiras antigas que certamente os papais vão se lembrar e os pequenos vão adorar conhecer!
1- Pular corda
Enquanto pulam corda, as crianças podem cantar várias músicas, que estimulam a criatividade. Durante a brincadeira a criança que está pulando corda sai e dá vez a outro participante, sem pisar ou ser atingida pela corda ainda no ar. Uma verdadeira diversão, que estimula a interação das crianças com os colegas.
2- Pega-Pega
O pega-pega é muito popular no Brasil. Para começar a brincadeira, é escolhido um pegador. Enquanto isso, os outros jogadores se espalham pelo espaço de jogo, que pode ser uma quadra, pátio ou quintal. Quando alguém é pego, dá a mão para o pegador e passam a brincar em dupla, conforme vão “pegando” os coleguinhas vai se formando uma “corrente”, até que fique apenas um fugitivo, que será o ganhador. Em outra versão as crianças podem alternar o pegador cada vez que alguém é pego. Ao correr, a criança trabalha o equilíbrio e a coordenação motora.
3- Esconde-esconde
Para essa brincadeira a criança deve esconder o rosto e contar até 30, enquanto as outras correm para se esconder. Quando ela terminar de contar, deve gritar “Lá vou eu!”. E encontrar os outros coleguinhas escondidos. Cada vez que ela encontrar um colega, precisa tocá-lo para eliminá-lo e continuar procurando os outros até acabar. Essa brincadeira ajuda na integração e socialização, que pode desenvolver criatividade, liderança e estratégia dos pequenos.
4- Amarelinha
Essa brincadeira é muito simples, deve desenhar com giz os quadrados, com 10 quadros no chão, e numerá-los do início ao fim, onde é desenhado um arco, que representa o céu. Para brincar, o pequeno deve jogar uma pedrinha no desenho e pular até ela, ele pode pular com um ou os dois pés, e será vencedor se não pisar em nenhuma linha.
Além de desenvolver a imaginação e a criatividade, ensinar brincadeiras antigas para os pequenos vai estimular a interação entre pais e filhos, proporcionando momentos especiais em família. Aproveite essas férias para cultivar a relação com as crianças, pode ser com nossas dicas de brincadeiras ou também com os brinquedos da Xalingo, temos uma variedade de atividades que podem ser aproveitadas entre pais e filhos, acesse nosso site e confira.