Blog :: Xalingo

Ensinando a interagir com o mundo lá fora

O protagonismo infantil e a importância para seu desenvolvimento e convívio em sociedade 

Você já deve ter percebido que atualmente os pequenos não são apenas meros espectadores da vida do adulto, eles cumprem um papel importante de um indivíduo que precisa e quer expressar suas decisões, opiniões e necessidades próprias.

É notório o desenvolvimento gradual e ativo em atividades em família e em processos de aprendizagem, os tornando cada vez mais curiosos com o mundo à sua volta. 

Quando falamos de protagonismo, não queremos colocar a criança no lugar mais importante da história, mas sim o protagonista da história que ele começa a construir de si mesmo. É uma fase em que eles se tornam agentes de seu próprio desenvolvimento, com poder para influenciar os seus arredores.



Como garantir que essa fase seja benéfica para o seu desenvolvimento?

A criança é contribuinte e construtor da sua própria personalidade e, mesmo assim, ela recebe estímulos de tudo o que está à sua volta. A Educação Infantil, por exemplo, tem o papel fundamental no processo de convívio social da criança, para além do núcleo familiar. Este é um momento importante para que ela aprenda a se relacionar e viver em sociedade, desenvolvendo habilidades fundamentais à formação humana, além das capacidades cognitivas e motoras.


Afinal, qual o papel dos pais na formação do caráter dos filhos? 


Assim como citado acima, a educação infantil, ensinada e elaborada muitas vezes no ambiente escolar, é responsável pela formação da criança, mas não podemos nos esquecer que os pais são grandes referenciais para os filhos. É essa hierarquia entre crianças-adultos que contribui para a formação de um caráter íntegro de futuros adultos. 

Precisamos entender que o caráter de uma pessoa é construído baseado em hábitos e relações em que ela faz parte, e está completamente ligado ao seu modo de pensar, sentir e reagir nas situações em que lhe foi imposta, ou seja, reflete em cada atitude e ações tomadas ao longo da vida.

É fácil perceber que, quando estamos ao lado de uma criança em processo de aprendizagem, tudo o que é observado por ela, há a possibilidade da repetição, entendendo a relação de hierarquia de criança-adulto. E a formação do caráter ocorre por meio dessa repetição, que precisa ser de bons hábitos entre família, filhos, escolas, etc.


A participação da família e o mundo lá fora

A participação da família nesse processo é extremamente importante, pois ela é o primeiro contato da criança com o mundo. É por meio deste vínculo que os pequenos conhecem diferentes grupos sociais, compreende como funciona a comunicação e aprende mais sobre a interação com a sociedade, esse momento faz parte do desenvolvimento de algo muito importante, a personalidade.

Esses momentos e interações em conjunto com a criança, é responsável por ensinar os valores que fazem parte dos princípios da civilidade e do respeito que regem as relações sociais.

Por isso, seu filho consegue criar suas próprias ideias e percepções sobre o mundo, conquista mais autonomia no desenvolvimento do o caráter, que contribui para que tenham personalidade e valores.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *