Confira 5 ideias de brincadeiras de acordo com a idade das crianças para brincarem na pandemia.
Dica de Brincadeira para 0 a 2 anos
Os brinquedos de montar são uma ótima oportunidade para os pequenos desenvolverem a sua coordenação motora. Na Loja Xalingo você encontra opções projetadas especialmente para crianças pequenas, por não terem perigo de engolirem alguma peça e os encaixes são mais fáceis.
Dica de Brincadeira para 3 a 5 anos
Uma das brincadeiras mais famosas é a estátua. A diversão é garantida e super simples, já que não precisa de nenhum material. Funciona da seguinte forma: o mestre da brincadeira deve fazer pedidos. Por exemplo: fazer careta ou polichinelos. De repente ele irá gritar “estátua!”. Nesse momento, os demais jogadores deverão ficar parados na posição em que estavam. Aquele que se mexer ou sair de sua posição exata, perde.
Ideal para crianças que tenham irmãos, pois a diversão é para todos e de uma vez só.
Dica de Brincadeira para 6 a 8 anos
Conhecida como “missão impossível”, esta é um brincadeira que esta faixa etária adora.
Em um corredor da casa, prenda barbantes, atravessando de uma parede à outra, em várias direções.
O desafio aqui é fingir que os barbantes são raios laser e que, para vencer, a criança precisa atravessar o labirinto de raios sem encostar em nenhum deles.
Para isso, ela terá que prestar a atenção nos seus movimentos, focar no que está fazendo agora, se abaixar, levantar as pernas e se movimentar de várias formas para garantir a vitória, saindo do outro lado do labirinto ileso.
Dica de Brincadeira para 9 a 12 anos
A brincadeira do “Quem sou Eu” funciona da seguinte forma: faça um círculo com os participantes e tenha papel, caneta e durex à mão.
Cada jogador deve escrever o nome de uma pessoa ou personagem em um papel, dobrá-lo e colocar no meio da roda para o sorteio. Quando todos tiverem feito isso, cada um sorteia um papel para si, mas sem olhar o conteúdo.
Os jogadores devem ajudar uns aos outros a prenderem os papéis abertos nas suas testas com o durex.
O objetivo é que cada jogador descubra qual é o personagem ou pessoa que está escrito no papel da sua testa. Para isso, uma vez por rodada, ele tem direito a fazer uma pergunta sobre essa pessoa ou personagem que possa ser respondida pelos demais com “sim” ou “não”. Por exemplo: “eu sou homem?”.
Quando o jogador achar que já sabe qual é o seu palpite, ele pode fazer uma aposta e perguntar “eu sou o fulano de tal?”.
Perde quem ficar por último para acertar o nome no seu papel.
Brincadeira para 12 a 16 anos
A “Adedanha” é uma brincadeira antiga, mas que continua divertindo.
Você só precisa de papel e caneta na mão. Reúna todos os participantes em um círculo e usem as mãos para indicar um número no meio da roda. Alguém deve contar os dedos como letras do alfabeto.
Por exemplo: ao invés de contar um, dois e três, o participante deve contar “A, B e C” até que todos os dedos tenham sido contados.
Os participantes devem usar a letra na qual a contagem parar e preencher todos critérios combinados para a adedanha. Os critérios podem ser: adjetivo, cidade, estado, país, carro, fruta, nome de uma banda, nome de um objeto, entre vários outros.
Por exemplo: se a contagem parou na letra S e os critérios escolhidos são cidade, objeto e adjetivo, o participante pode responder com São Paulo, sapato e sincero.
Ao fim de cada rodada, os participantes falam em voz alta o que colocaram, critério por critério. São também contados os pontos: para cada palavra que ninguém mais se lembrou, 10 pontos.
Para palavras que outro participante também usou, você ganha apenas 5 pontos. Ganha quem tiver acumulado mais pontos.
– – – –
E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, nos siga no Instagram e curta a nossa página no Facebook.
– – – –