A azia está te incomodando durante o período de gestação? Nós vamos te ajudar a entender os motivos e também como diminuir os sintomas.
Durante a gravidez a azia pode ser muito inconveniente para a grávida. Mas existem medidas que podem ser tomadas que podem diminuir e até acabar com o problema.
As causas
Quando a mulher está grávida, seu corpo tem uma produção acentuada de progesterona, um hormônio que funciona como uma espécie de relaxante muscular. O problema é que ele também “relaxa” o esfíncter, uma espécie de “válvula” que fica no início do estômago.
Esse relaxamento acaba ocasionando a volta dos alimentos (que antes estavam no estômago) para o esôfago. O nome dessa situação você deve ter ouvido falar: refluxo. E é ele quem ocasiona a azia.
Outra razão para o problema são as alterações que ocorrem no corpo da mulher durante a gravidez, com a presença do feto. Conforme a criança cresce, o útero ocupa mais espaço e empurra o trato digestivo para cima, também resultando em azia.
Os sintomas mais comuns da azia
– Sensação de queimação abaixo da garganta
– Má digestão
– Sensação de estômago cheio
– Dores no peito
– Acidez na boca
– Dor de estômago
– Tosse
– Dificuldade de deglutição
– Excesso de saliva
Como tratar a azia durante a gestação
Confira alguns métodos naturais e eficazes para diminuir a azia durante a gravidez. Caso estas medidas não surtirem efeitos positivos, aconselhamos a consulta a um especialista.
Amêndoas
As amêndoas são ricas em óleos que ajudam a acalmar os níveis de ácido. Por isso, tente comer de 4 a 5 amêndoas diariamente. Amêndoas também podem ajudar a nutrir o bebê.
Aloe Vera (Babosa)
Aloe Vera contém determinados agentes anti-inflamatórios, que podem reduzir os sintomas da azia. No entanto, no caso das mulheres grávidas, é mais seguro consultar um médico antes de tomar qualquer tipo de “suco” feitos de alguma planta.
Água de Coco: A água de coco ajuda a neutralizar os ácidos do estômago. Consumir água de coco diariamente pode ajudar a aliviar os sintomas da azia.
Vinagre de Maçã: O vinagre de maçã atenua a mucosa do estômago e neutraliza os efeitos de alimentos geradores de ácido. Dilua uma colher de sopa de vinagre de maçã em um copo de água e beba esta solução para reduzir os sintomas da azia.
Mamão Papaia: O mamão é rico em determinadas enzima que melhoram o processo de digestão e acalma o estômago. Consumir mamão maduro ajuda a reduzir a azia. Apesar de ser excelente no combate a azia, o mamão pode causar contrações uterinas, logo é imperativo consultar o seu medico antes de sair comendo mamão papaia a torto e a direito.
Gengibre: O gengibre é um popular auxiliador da digestão. Ele também ajuda na redução da azia. Você pode tomar um chá de gengibre ou consumir pequenas lascas de gengibre.
Mel e Leite: Consumir uma mistura de mel e leite pode ajudar a melhorar seu poder digestivo, além de acalmar o estômago.
Alimentos que podem agravar a azia
Alimentos picantes, ácidos e oleosos
Refrigerantes
Cafeína
Chocolates
Tomates
Cebolas
Frutas cítricas
Mostarda
Frituras
Alimentos gordurosos
Alimentos processados
Corte o que te faz mal
– Evite álcool e cigarros;
– Evite dormir imediatamente após as refeições, espere de 1 a 2 horas;
– Mastigue bem os alimentos e evite ingerir líquidos durante as refeições;
– Evite usar roupas apertadas, pois podem aumentar a pressão no seu abdômen;
– Tente sempre manter uma postura ereta ao sentar-se;
– Após as refeições, coma um pouco de iogurte com baixo teor de gordura. Isso ajuda a neutralizar os ácidos do estômago;
Estudos apontam que dormir inclinada para o lado esquerdo diminui os sintomas da azia.
– – – –
E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube.
– – – –
Créditos da imagem: Freepik
Fonte: Hospital São Lucas