Seu filho não pode ver um filme sobre dinossauros que os seus olhinhos já começam a brilhar? Então saiba o que especialistas dizem sobre essa paixão das crianças pelas criaturas pré-históricas.
Segundo o The New York Times, paleontologistas afirmam que os pais devem incentivar seus filhos a brincarem com os dinossauros. Sabe o motivo? Eles são a porta de entrada para desenvolverem o interesse pela ciência.
Dinossauros podem ajudar no desenvolvimento das crianças
Moradora de Chicago (EUA), Cheri Johnson, percebeu que os dinossauros eram a solução para que seu filho Evan, de 1 ano, fosse à creche sem chorar. Se antes todos os dias eram de muito choro por parte do bebê, logo as coisas mudaram. E tudo começou quando outras crianças tentaram consolar seu choro, oferecendo brinquedos de dinossauros para ele brincar. “Eles foram até a estante e trouxeram dinossauros para ele, que brincou e parou de chorar. Eu nunca soube que ele gostava tanto assim de dinossauros”.
A partir daquele momento, Evan se tornou um fã de dinossauros: queria lençóis, travesseiros, endredom, papel de parede e vídeos, todos relacionados aos dinos. Até mesmo quando ele estava em processo de alfabetização, sua mãe colou na parede imagens de um livro do alfabeto, inspirado nos nomes dos dinossauros. “Ele conhecia o Anquilossauro, o Brontossauro, o Compsognathus, o Diplodocus”.
Paixão que virou profissão
Os anos passaram, Evan viu filmes, como Jurassic Park e a paixão só aumentou. Resultado? Agora ele é paleontólogo e já está concluindo seu mestrado na Universidade Estadual de Oklahoma. Ele estuda a evolução do comportamento alimentar dos tiranossauros, os carnívoros que incluem o Tyrannosaurus rex, o Albertosaurus e o Gorgosaurus. Evan diz que sua mãe o incentivou a escolher sua carreira. “Ao longo da minha infância, ela estimulou minha paixão pela paleontologia”, disse.
E muitas crianças adoram os dinossauros, assim como Evan. Para alguns, a paixão diminui na adolescência. Mas se você tem um filho obcecado pelas criaturas pré-históricas, o paleontólogo aconselha que esse é o momento de estimular a curiosidade dela. Mesmo que seu filho não se torne paleontologista no futuro, ele pode se interessar mais por temas científicos.
Ele costuma dizer às crianças, por exemplo, que o T. rex não rugiu. “Eles não tinham laringe ou caixa vocal como os mamíferos”, conta. Em vez disso, eles provavelmente emitiram um som gutural. “Pense em um pato gigante com raiva”.
Como trabalhar essa paixão com seu filho?
Você pode “leva-lo” para um tour virtual em museus, para ver a coleções de fósseis que eles abrigam. O Smithsonian e o Museu de História Natural do Condado de Los Angeles são algumas das opções para mostrar a ele. Reserve um tempo para compartilhar fatos divertidos sobre os dinossauros com ele.
Amy Atwater, que é paleontologista no Museu das Montanhas Rochosas, em Montana (EUA), sugere que os pais respondam às dúvidas dos filhos com mais questões. Isso os faz pensar e os ajuda a desenvolver hipóteses e maneiras de testar seus palpites. “Essencialmente, você os está preparando para o método científico, o que é ótimo para o futuro.”
A paleontologista Victoria Arbour, por exemplo, sugere que os pequenos criem pegadas fossilizadas. Para isso, basta pegar um pouco de massinha de modelar, achatá-la em um disco e fazer seu filho andar com um de seus brinquedos de dinossauro por ela. “Se você deixar isso secar é basicamente um fóssil das pegadas”, disse a especialista.
Já a paleontologista Phoebe Cohen indica usar os dinossauros para falar sobre a ideia de extinção. “Não é assustador para crianças de 3 anos falar sobre uma pedra gigante caindo do céu”, disse ela. É particularmente pertinente, à medida que mais e mais plantas e animais são extintos em todo o mundo. “Para esta geração, é algo com que eles terão que lidar e enfrentar, então, apresentar esse conceito a eles agora é algo positivo.
Indicação da Xalingo: os Fofossauros
E se tem personagens que têm feito a cabeça das crianças, são os Fofossauros. Com conteúdos educativos e divertidos no Youtube, também há muitas opções de jogos e brinquedos com esses dinossauros super fofos: balanços, playgrounds temáticos e até brinquedo com realidade aumentada.
Conheça mais sobre os Fofossauros, aqui.
– – – –
E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube.
– – – –
Créditos da imagem: Pixabay (Licença Free)
Fonte: Revista
Crescer